Num periodo onde a onda de M&As (mergers and acquisitions, ou seja, OPAs e fusões) invadiu todo o mercado global, surge agora um rumor que a concretizar-se tratar-se-á de um dos maiores negocios de todos os tempos.
A Microsoft - o maior fabricante de software do mundo, mas apenas em terceiro em termos de motores de busca - pretende comprar a Yahoo, precisamente a segunda em termos de motores de buscar. Em primeiro, claro está, encontra-se a Google. Ora, a Microsoft parece já não conseguir inovar tanto como antes - é já claramente uma empresa em maturidade, como alias prova o pagamento pela primeira vez na história de um dividendo ordinário ha dois anos. A Yahoo tem conseguido apenas perseguir a Google, ao que se sabe, porque o algoritmo de busca da Google (em constante actualização) está a anos luz de todos os outros.
A Microsoft tem actualmente valor de mercado de cerca de 40 biliões de dollares, contra cerca de 5 da Yahoo. Ou seja, a Microsoft terá de pagar cerca de 5 000 000 000, 00 USD para adquirir a Yahoo.
Muito dinheiro e um negócio que até parece lógico. Mas terá a Microsoft capacidade de integrar a Yahoo sem lhe destruir valor? Ou pior, consequirá fazer com que a Yahoo supere a Google ? Eu dúvido. O que não quer dizer que a Google seja a dominadora do mercado para sempre...mas para já é "só" a empresa preferida dos recem-graduados dos melhores MBAs americanos, acima da Goldman Sachs e da Mckinsey...
Sem comentários:
Enviar um comentário