quinta-feira, novembro 30, 2006

Microsoft põe Vista em cima da mesa


http://www.microsoft.com/windowsvista/

Galp aumenta lucros

Ora aí está algo que interessa directamente a muitos portugueses. Se é verdade que até muitos lutavam contra o aumento do preço da gasolina, muitos outros agora nem se importarão muito com isso.

O facto é que os resultados financeiros da Galp subiram no 3º trimestre em comparação com o igual periodo de 9 meses do ano anterior.

Com este anuncio o título em bolsa sobe 0.78% para os 6.48Eur (às 11h00), um aumento de cerca de 11% desde a sua estreia em bolsa.

Mais info aqui.

CMA organiza jantar

A CM de Aveiro organiza um jantar aberto à comunidade, como forma de receber o novo Bispo de Aveiro, D. António Francisco, assim como homenagear D. António Marcelino.

O respasto será no Parque Expo, dia 9 de Dezembro, pelas 20h.

quarta-feira, novembro 29, 2006

A UA e o MIT...

Já começou a ser "indemnizado" o estrago pela UA não estar incluída no acordo com o MIT.

Flexigurança, mais um peso na balança comercial

Não, não estou a críticar as consequencias possíveis do tal sistema. O facto é que este governo prefere importar um modelo a criar um adaptado à nossa realidade. Ao fim ao cabo, poucas são as diferenças entre este modelo escandinavo e as alterações que a Direita propôs inicialmente na flexibilização do Código de Trabalho...

Claro que é mais fácil justificar um modelo estrangeiro, importado, do que um criado por nós, adaptado à realidade, o que não implica necessariamente que a Flexigurança seja melhor que uma flexibilização do mercado laboral já ha muito idealizado.

De qualquer forma, esta flexibilização do factor trabalho é essencial para a competitividade, sendo que o exemplo escandinavo só demonstra como tal não implica que haja menor responsabilidade social ou desrespeito pelos trabalhadores. Implica antes abdicar de alguns direitos, para se obter outro tipo de benefícios... Como em tudo na vida, e como Friedman dizia: não há tal coisa como almoços grátis. Ou seja, dificilmente não nos deparamos com trade-offs... Uma coisa é certa, a rigidez do trabalho tem restringido a sufocado a nossa economia e levado aos niveis de falta de competitividade que temos; por outras palavras, desemprego. Mas há um aspecto em que os críticos a esta forma de ver o mercado de trabalho tem razão: resulta melhor com trabalhadores qualificados, caso contrário, as empresas tendem a trocar trabalhadores caros por outros mais baratos e mais jovens, já que a qualificação baixa assim o permite, sem perdas para a empresa ao nível da produtividade...

OPA sobre a PT: Anacom impõe-se

Com o atraso da AdC na decisão, a Anacom impõe-se na resolução da OPA e dita as suas regras, não dando parecer favorável à aquisição.

Ver mais aqui.

terça-feira, novembro 28, 2006

Papa Bento XVI não beija o chão da Turquia


Pois é. Estavamos habituados a que pelo menos na primeira visita a um Estado o Papa beijasse o chão mal saisse do avião. Tal não aconteceu. Para todos os efeitos, este é um acto político muito relevante.

A Turquia há muito que deseja a entrada na UE, não obstante a sua intransigência no caso de Chipre, assim como varias violações de direitos humanos, incluindo falta de liberdade religiosa e de expressão. O Papa vem agora desmentir Ratzinger, apoiando esta vontade da Turquia de se juntar à Europa.

No entanto, esta visita acaba por ter outros desenvolvimentos conexos e paradoxais. Desde logo a aproximação ao líder turco dos Ortodoxos Cristãos, o que se apresenta per se como mais uma curiosidade. Bento XVI deseja aproximar-se dos Ortodoxos, ou seja, do Patriarcado de Constatinopla (hoje Istambul), Igreja centrada em muito na Grécia, o principal opositor à entrada da Turquia na UE, por motivos religiosos (também), mas essencialmente por motivos de ordem histórica e militar.

Agradar a Gregos e Troianos (Turcos) ?

HipHop na Estação da CP de Aveiro

As ideias de Sócrates

Com certeza Sócrates ficou com inveja do post anterior...porque tratou de apresentar também ele mais umas ideias que apesar de não mirabolantes, também elas roçam o ridículo, mas nem por isso pouco habitual nos políticos: fazer estradas.

Estradas. Muitas estradas e autoestradas à volta de Lisboa.

segunda-feira, novembro 27, 2006

As ideias de Mendes

Que pode ser mais ridículo que as pseudo-políticas de Socrates no Governo? Só, claro, as ideias mirabolantes do líder do PSD, Marques Mendes. Desta vez, Mendes, num golpe de "genialidade", sugeriu uma medida governamental ao melhor estilo de uma economia socialista, que basicamente seria o desviar do investimento da OTA para as PME.

Sim, mais subsídios para uma economia subsidio-dependente devia resolver o problema de competitividade em Portugal... Quando é que se percebe em Portugal que a competitividade não surge do apoio estatal seja ao que for, mas sim da eficiencia e capacidade de criar valor face aos concorrentes? Mais: que não vale a pena estar a sustentar um tecido empresarial moribundo, quando se deve antes criar condições fiscais e administrativas para que seja mais facil investir e atrair investimento? Com líderes da oposição de centro-direita assim, não vamos la. Ah! É verdade, o PSD afinal não é de centro-direita, Pacheco Pereira dixit.

Nobre Guedes no Porto

Segundo o Diário Digital, Nobre Guedes reuniu-se no Porto com militantes. Depois de Aveiro, surge agora o Porto no ao que parece périplo de Nobre Guedes.

Parece cada vez mais evidente que Nobre Guedes poderá surgir como candidato à liderança do CDS, tal como ao que parece admitiu no Porto na passada quinta-feira.

E sejamos sinceros, depois das cada vez mais aborrecidas, tristonhas e sombrias aparições do actual líder nos meios de comunicação, só posso desejar que esteja para breve esta mudança. Ribeiro e Castro não tem carisma, não tem presença não tem imagem, não tem discurso. Dúvido que tenha sequer ainda apoio interno.

PCP e a democracia

Passado que foi mais um 25 de Novembro sem grandes comemorações políticas (incompreensivelmente), eis que o PCP faz mais uma das suas. Aqueles que se auto-proclamam os "defensores da liberdade" tramam e conspiram entre si ao que parece "pelo interesse superior do partido".

Nem a deputada Luisa Mesquita esteve bem (porque ao que parece faltou ao compromisso com o PCP), nem tão pouco o PCP ao impor uma regra no minimo discutível. Chega de hipocrisias: o PCP é tudo menos um partido democrático, e a cada passo que dá mais ortodoxo parece ficar. Em vez de se adaptar às novas realidades do sec.XXI, continua preso a um passado e a uma História que em muitos casos é verdadeiramente lamentável.

Uma coisa é certa: nunca se falou tanto de Luisa Mesquita como agora. E só por este caso se soube "o quão útil tem sido para os trabalhos do Parlamento".

PS ri-se do mal dos outros

O Partido Socialista aproveitou o fim-de-semana em que reorganizou a sua comissão política nacional para tecer críticas aos partidos que lhe são oposição.

Dificilmente compreendo que um partido que é Governo possa estar tão preocupado com questões internas dos seus opositores, fazendo política ao nível mais ao nível do chão, em vez de se preocupar em fazer política a sério, decidindo em vez de maquilhar. Normalmente só se começa a olhar para o lado quando internamente há problemas. Parece-me o primeiro sinal de que algo não vai bem por aqueles lados.

quinta-feira, novembro 23, 2006

A lógica da batata...frita

Há uns dias um responsável governativo por assuntos fiscais vinha a público afirmar que caso o IRS e IRS fossem devidamente cobrados e não houvesse fuga ao fisco por essa via, o IVA não precisaria ser tão elevado.

Descobriram a pólvora: que o IVA é o imposto que mais facilmente se cobra e mais dificilmente se foge, já todos sabemos. Que está demasiado elevado (tendo em conta que se paga efectivamente os outros) também.

Isto mais não foi que um atestado de incompetência do Estado para fazer-se cumprir.

Se ouvissemos os responsáveis dizer que não deveriam cobrar os rendimentos mas antes o consumo, aí sim, teriamos política.

E já agora, se percebessem pelo caminho que o aumento de IVA sem a respectivo abaixamento de IRS ou IRC tornou o País muito pouco competitivo, também ajudava...

E chegou o Inverno a Aveiro...


...logo temos estradas e ruas completamente alagadas. À atenção dos responsáveis.

Alunos do Secundário

A Educação nos últimos anos foi mesmo uma política falhada. A comprová-lo a reacção dos alunos e respectivas manifestações públicas de desagrado. Uma idiotice pegada, mesmo tendo em conta a falta de jeito da Ministra da Educação para fazer política na Educação em Portugal...

Cavaco mete o nariz na AdC


A atitude não é muito saudável, no entanto, poder-se-á considerar já um caso extremo de demora e arrastamento de um processo que a bem dos mercados de capitais e da capacidade de atracção de investimentos e principalmente de investidores, já deveria estar resolvido. Alias, espera-se que a AdC aprenda com este erro e esperar-se-á que das proximas vezes a resolução seja mais celere.

Claramente, a cooperação estratégia está aqui a funcionar. Não chegando o apoio diria incondicional que Cavaco declarou ao Governo de Sócrates na sua entrevista recente, vem agora dar uma ajuda importante num campo onde o Governo por questões institucionais quer de independência da AdC quer de interesse directo (é accionista da PT) não deveria intervir.

De qualquer forma, o que interessará mais aqui é o resultado final, ou seja, uma decisão da AdC já que não rápida, ao menos que seja eficiente e ajustada.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Sonae.com não distribui dividendos nos próximos 5 anos


Mau? Claro que não. Uma empresa que acaba de fazer uma OPA à PT Telecom, se vir esse seu intento concretizado, tem certamente em mãos muitos projectos NPV positivos por onde canalizar os seus excess cash. E como tal, não faz sentido libertar fundos da empresa através do pagamento de dividendos, quando é precisamente investindo que maximizará o valor das suas acções e, consequentemente, maximizar a riqueza dos seus shareholders. Política portanto muito acertada da Sonae.com.

ver notícia aqui.

M&A: LSE rejeita oferta do NASDAQ


Continua a onda de integração das principais praças de mercados de capital mundiais. Depois dos rumores sobre a Euronext poder juntar-se à NYSE, surgiu agora a oferta do NASDAQ sobre a London Stock Exchange, no valor de 3.98 mil milhões de euros. A LSE já rejeitou a proposta.

No entanto, resta saber como e quando vão terminar estas ondas de concentração bolsistas, ou se é que se poderá evitar a globalização dos mercados nas suas diversas praças. O que se assiste hoje é uma nova revolução no mercado de capitais cujas consequencias ainda são dificeis de prever, sendo certo que a liquidez e redução de custos de transacção so podem sair favorecidos.


ler mais aqui

domingo, novembro 19, 2006

Milton Friedman (1912-2006): o Professor Liberalismo


Faleceu o homem, fica o pensamento e o conhecimento. Milton Friedman é considerado por muitos com o pai do Liberalismo Económico. Prémio Nobel em 1976, dedicou toda a sua vida à investigação científica. De todo o seu trabalho, destaca-se sempre a primasia que dava à liberdade de escolha individual.

Da autobiografia que está publicada no site da Fundação Nobel, destacaria esta passagem, pela simplicidade e humildade do início de uma carreira notável de um génio:

"(...)I was graduated from Rutgers in 1932, financing the rest of my college expenses by the usual mixture of waiting on tables, clerking in a retail store, occasional entrepreneurial ventures, and summer earnings. Initially, I specialized in mathematics, intending to become an actuary, and went so far as to take actuarial examinations, passing several but also failing several. Shortly, however, I became interested in economics, and eventually ended with the equivalent of a major in both fields.(...)"

Ver:

Orbituary

Bio e Publicações

Auto-Bio

quinta-feira, novembro 16, 2006

Queridos Inimigos: Onde a lealdade termina...





...porque a responsabilidade assim o determina.

Fim da coligação pós-eleitoral na CM de Lisboa leva a que Maria José Nogueira Pinto fique sem pelouros. Curioso que ninguém pôs em causa a qualidade do seu trabalho...






I Congresso Regional de Turismo


Durante dois dias, discutiu-se a problemática do Turismo para a região da Rota da Luz na AveiroExpo.

Do Congresso em si, há que com certeza louvar a iniciativa e toda a organização, embora tenha apostado mais na quantidade que qualidade...

Contudo, um dos maiores problemas e ameaças que se deparam não foram convenientemente debatidos, ou seja, como vai ficar a distribuição geográfica e administrativa das regiões de Turismo, onde caberá a região da Ria de Aveiro nessa distribuição, e será essa distribuição eficiente e em conjugação com as idiossincrassias e identidades locais e regionais...

Mais do mesmo...

Alberto Souto talvez não satisfeito com o impacto menor que inegavelmente a sua entrevista a "O Aveiro" teve, desta vez surge no "Diário de Aveiro". Poucas diferenças há entre as duas...por isso deixo apenas algumas citações:

"Está a ser um dos melhores Governos da democracia. " Sobre o actual Governo de Sócrates

"Quem está com reumatismo autárquico é o Dr. Élio…"

"Renunciei ao mandato porque não tenho condições profissionais para assumir a vereação e creio que as pessoas compreendem que me candidatei a presidente, não a vereador."

"Uma fantástica obra de que muito me orgulho." Quando questionado para avaliar o seu trabalho na CMA

"O novo parque escolar, por exemplo. Mas a minha lista de projectos fantásticos que Aveiro devia fazer continua a ser enorme… "

"Não cometi grandes erros como presidente. Talvez o de não ter previsto uma recessão de quatro anos, quando tinha tantos investimentos em curso. Mas também ninguém previa… "

"O que se está a passar com este executivo é mau demais. Respeito muito os vereadores Capão Filipe e Jorge Greno. Sei como devem estar a sentir-se por integrarem um executivo sem liderança, sem rumo, sem rigor, sem rasgo e sem estratégia. "

Ler entrevista completa aqui.

terça-feira, novembro 14, 2006

Sugestões de Leitura (II)


Pela qualidade dos desenhos. Pela arte da BD feita por e em português. Pela história que conta.

Imperdível.

"Salazar. Agora na hora da sua morte" de João Paulo Cotim e Miguel Rocha

Sugestões de Leitura (I)


Santana Lopes conta a sua versão dos acontecimentos do Governo de 2004. "2004: Percepções e Realidade".

Críticas a Durão Barroso, a Marcelo Rebelo de Sousa, a Cavaco Silva e também, obviamente, a Jorge Sampaio. Quer se goste quer não se goste da personagem, é inegável que não teve a vida nada fácil enquanto Primeiro-Ministro. Durão foge para a Europa, Cavaco estava preocupado com as eleições para a PR e Sampaio diz-se que actuou em benefício do PS... Convenhamos, por muito que soe a teoria da conspiração, há com certeza muita verdade nesta versão, até porque muito disto bate certo...

segunda-feira, novembro 13, 2006

The Poppy Appeal


History of the Poppy Appeal

The first official Legion Poppy Day was held in Britain on 11 November 1921, inspired by the poem In Flanders' Fields written by John McCrae. Since then the Poppy Appeal has been a key annual event in the nation's calendar.

How the Poppy Appeal began

Some of the bloodiest fighting of World War One took place in the Flanders and Picardy regions of Belgium and Northern France. The poppy was the only thing which grew in the aftermath of the complete devastation. McCrae, a doctor serving there with the Canadian Armed Forces, deeply inspired and moved by what he saw, wrote these verses:

In Flanders' Fields
John McCrae, 1915

In Flanders' fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place: and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the dead.
Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders' fields.

Take up our quarrel with the foe;
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high,
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders' Fields

On the eleventh hour of the eleventh day of the eleventh month in 1918, the First World War ended. Civilians wanted to remember the people who had given their lives for peace and freedom. An American War Secretary, Moina Michael, inspired by John McCrae's poem, began selling poppies to friends to raise money for the ex-Service community. And so the tradition began.

The Poppy Factory

In 1922, Major George Howson, a young infantry officer, formed the Disabled Society, to help disabled ex-Service men and women from the First World War. Howson suggested to the Legion that members of the Disabled Society could make poppies and the Poppy Factory was subsequently founded in Richmond in 1922. The original poppy was designed so that workers with a disability could easily assemble it and this principle remains today


http://www.britishlegion.org.uk/
http://www.poppy.org/

O lado negro da Economia Portuguesa

Economia paralela em Portugal corresponde a 9% do PIB Português.

Culpa do neo-liberalismo ou excesso de Estado?

Campanha "Dar por um sorriso"

Salário Minimo...para que te queremos?

O Salário Minimo Nacional (SMN) é tido como uma bandeira de Abril. Ora, nada de mais contraditório que um movimento de liberdade e libertação impor regras rígidas...

Mas falemos em concreto. Vários países da Europa desenvolvida não tem SMN e no entanto não se tem notícias de revolta social ou mesmo situação de absoluto desespero de desemprego ou nem sequer revolta por salário baixos. De referir que nestes países se inclui não só os Escandinavos, mas também curiosamente a Grécia...sim, esse país que até ha bem pouco tempo era menos desenvolvido que Portugal...

Enfim...

Em minha opinião um dos grande erros de Abril - do distante ano de 1974... - foi precisamente o aumento em quase 40% dos salários e respectivo SMN. Erro porque teve o efeito contrário ao que normalmente os ideologos de esquerda proclama, ou seja, criou inflação e em ultima análise, desemprego e perda de poder de compra real...

Com este aumento estupido - e sim, estou a medir bem as palavras - , que este GOverno quer impor, que nos poderá acontecer? Tudo! Parece que os ares do Congresso do PS afectaram e esquerdizaram a cabeça do nosso PM... AUmentar o SMN para 400 eur !?!? COmo se fosse o Estado a ditar essas regras... Se o mercado disser que o SMN devia ser 300 (o mercado nem sequer deve ter valor minimo estabelecido...) entao 400eur significa a ruina de muitas empresas, e logo muito maior nivel de desemprego... Claro está que esta forma de influenciar a economia é altamente errada, é intervencionista no pior sentido da palavra e pode ter consequencias ruinosas...

domingo, novembro 12, 2006

Paulo de Macedo, impostos e salário

Como é que se sabe se alguém merece o salário que aufere ?

Paulo de Macedo foi, como todos sabemos, sequestrado do sector privado (Milenium BCP) para a Inspecção de Impostos, mantendo o seu salário.

A grande polémica sempre foi o montante do salário, nunca os resultados do seu trabalho, que aliás sempre foi elogiado.

Agora, ou aceita reduzir o salário em 80% ou tem que abandonar o cargo.

A pergunta impõe-se: numa análise custo-benefício, é mais rentável ao Estado manter este profissional nos seus quadros ou poupar os tais 80% do seu salário. Neste caso, nem sequer parece haver grandes dúvidas.

Contudo, nada melhor que o mercado para fazer as coisas andarem. Quadros como este não se encontram em qualquer esquina - leia-se fila de espera dos boys partidários do PS e PSD. Quadros como este tem alternativas no sector privado, e como tal, sugerir diminuição de salário é o mesmo que convidar a sair, pois de certo não faltarão convites.

Este foi durante muito tempo um raro exemplo daquilo que o Estado até pode fazer. Ou seja, contratar caro, mas bem, usando as ferramentas do mercado. A alternativa, ja sabemos, é contratar boys em massa, vindos das infindáveis listas de carneiristas e seguidistas e tachistas dos grandes partidos. Que nem auferem grandes salários em termos absolutos, mas termos de eficiencia e competência, deixam obviamente muito a desejar...

Mas pasme-se, o Governo parece querer dar-se ao luxo de prescindir dos serviços de Paulo de Macedo... Esperemos que o seu eventual sucessor esteja à altura, com salario 80% inferior...

Congresso PS

Vou passar a alguns comentários que tenho sobre o Congresso do PS.


Já está.

De pasmar...made in MIT

quinta-feira, novembro 09, 2006

quarta-feira, novembro 08, 2006

Guerra no Iraque faz primeira vítima na Casa Branca


Donald Rumsfeld foi afastado por Bush. Apesar de todas as alegações à falta de inteligencia do Presidente Americano, Bush teve uma leitura impecável dos resultados para o Congresso.

Rumsfeld é odiado por muitos democratas e já nao é respeito no exército. Bush so agora percebeu o quanto as suas políticas militares estavam a prejudicar a sua imagem. As eleições confirmaram-no.

Resta saber se este afastamento de Rumsfeld está mais ligada a uma mudança de política face ao Iraque, se ligada a uma salvaguarda da imagem de Bush, ou se pura resposta ao resultado eleitoral.

O nome avançado para substituir Rumsfeld pode indicar que talvez ja esteja a ser preparada a saída do Iraque. Robert Gates já estava a comandar um dossier para estudar a saída do Iraque, pelo que é bem provavel que a sua nomeação para Secretário da Defesa possa mesmo significar uma mundaça de atitude no Médio Oriente.

Sobra Cheney...

It's all so quiet..a little too quiet...

...que se passa na política Aveirense?!

I Congresso Regional de Turismo da Rota da Luz

A Rota da Luz promove nos dias 14 e 15 de Novembro o I Congresso Regional de Turismo da Rota da Luz, a realizar-se no Parque de Exposições de Aveiro, AveiroExpo.

Vários paineis discutirão diversas temáticas relacionadas com o Turismo da Região, a saber (programa definitivo):


terça-feira –14

09H30 –10H30
Sessão de Abertura
Jorge Umbelino–Vogal Conselho Directivo Turismo de Portugal
Jorge Greno-Vereador da C. Municipal de Aveiro
Pedro Silva-Presidente Região de Turismo Rota da Luz

10H30-11:30
1ºPainel Hotelaria e restauração: as realidades do sector
Óscar Damaya-Representante dos Hoteleiros da Rota da Luz
Cláudia Rebelo–Casa de Cela (TER)
João Panão–Restaurante Dom Peixe & DonnaPicanha

11H45 –13:00
2ºPainel Novas Tecnologias e Turismo
Silvia Ribau–Região de Turismo Rota da Luz
Carla Melo–Universidade de Aveiro
Vasco Pinheiro-ESRI Portugal


14H30-16:00
3ºPainel Operadores: como intervir cirurgicamente no sector
Fernando Reis-Representante das Agências de Viagens
Carlos Sousa–Representante das Agências Rent-a-Car
Rui Marcial-Desafios
Luciana Sardo-Caves Aliança


16H15-18H00
4ºPainel Investimentos em Turismo
JoséLuís Cacho–Administração do Porto de Aveiro
JoséLuís Nogueira–Administrador da Visabeira
Gil Reis–WrHotels, Santa Maria ParkHotel

Quarta-feira –15

09H30 –10H30
5ºPainel Qualidade e formação em Turismo
Ana Bela Antunes –Serviços de Formação e Certificação -INFTUR
Manuel Torrão-Escola Profissional de Turismo de Aveiro
Manuel Salgado–Escola Sup. Turismo e Telecomunicações de Seia
Armando Magalhães–Sindicato da Indústria Hoteleira e Similar

10H45-12:30
6ºPainel Mercados e Estratégias
Carlos Costa–Universidade de Aveiro
Fernando Gaspar Vieira–Administração do Aeroporto SáCarneiro
Margarida Belém–Região de Turismo Rota da Luz

14H30 –16:00
7ºPainel Territórios de Turismo: a escala adequada
Ribau Esteves, Presidente da AMRIA
Alfredo Rodrigues Marques –Presidente daCCDRC
Pedro Machado –Presidente da ARPTC
António Carneiro –Presidente da Assembleia InterRegiões(ANRET)

16H15-17:15
8ºPainel As Regiões de Turismo e Agências de Promoção: para que servem?
Miguel Sousinha, Presidente da ANRET
Jorge Osório –ADETURN

Conclusões e Encerramento

Mais info em http://www.rotadaluz.pt/index.php?ID=4209

Socrates e os Bancos

Pareceu-me demasiado forçada a introdução deste tema no debate do orçamento por parte de Socrates (assim como o tema da Madeira, mas sobre esse não me apetece falar para já...). E digo demasiado forçado por vários motivos. A saber:

1. O Governo sente a pressão cada vez maior dos sindicatos e da insatisfação social e viu no argumento dos lucros dos bancos uma forma populista de responder à natural mas irracional revolta popular sobre o assunto. Não obstante, não é nos lucros que reside o problema.

2. O PS e Governo há muito que deixaram de ser uma única força motriz ideológica, sendo que o Governo segue aleatoriamente políticas neo-liberais (e bem) e políticas socialistas no seu pior (despesismo e indecisão), assim como por vezes medidas puramente eleitoralistas. Há ainda as medidas incompreensíveis e ininteligiveis, que não consigo classificar nem enquadrar numa ideologia. Assim sendo, dentro do próprio PS há vozes mais de esquerda que são cada vez mais ouvidas, pelo que este anuncio serve para satisfazer parte da máquina socialista, ainda para mais com Congresso à porta...

3. Mas pior que isto tudo é que se trata de uma política a meu ver errada. O problema não está na falta de tributação dos bancos, está no excesso de tributação dos restantes agentes. Mais, os bancos se tiverem mais tributação das duas, uma: ou se deslocalizam (os bancos serão talvez as empresas que mais facilmente podem movimentar capitais...) ou encontram meios legais para tornear a legislação demasiado (e cada vez mais) complexa. Todos sabemos que quanto mais complexa a legislação, mais facil é encontrar forma de a tornear.

Já para não falar na possibilidade de downsizing que os bancos poderão recorrer, sendo que são dos maiores empregadores de recem licenciados...

4. Por último, foi um anúncio forçado porque é completamente é populista, eleitoralista e demagogico. Os bancos não sao o problema da economia. Antes, são dos que menos fogem aos impostos. Se calhar também devido à taxa de imposto inferior. E o mais ridículo de tudo, é querer-se regulamentar "os excessivos planeamentos fiscais". Se o Fisco dita as suas regras, porque não haverá o agente económico querer optimizar minimizando a sua carga fiscal? Acreditará o Governo em fadas e coelhinhos da pascoa? Haja paciencia!

Eleições nos EUA

Finalmente os democratas ganham umas eleições nos EUA. E digo finalmente não por me rever propriamente nas suas politicas (para ser sincero, também nao me revejo propriamente nas republicanas...) mas sim pela necessidade absoluta de algum contra peso interno.

O Congresso poderá funcionar como um travão às políticas pró-bélicas de Cheney e Rumsfeld, seguidas cegamente por Bush. Fica a sensação que acima da Paz e democracia no médio-oriente, os EUA quiseram alimentar a sua maquina e industria de guerra... Por outro lado, esta vitória dos democratas sempre pode dar um novo ânimo à ambição de todos os Europeus para que os Americanos se juntem ao Protocolo de Quioto, ainda para mais depois do filme de Al Gore...

terça-feira, novembro 07, 2006

Inácio sai do Beira-Mar

A análise que se impõe no Pensar à Beira-Mar.

A hipocrisia generalizada

Nada tenho a favor da pena de morte. Contudo, esta minha convicção não é mais ou menos forte consoante se trate de um país recentemente invadido pelos EUA ou por um dos países mais populosos do Mundo, ou outro qualquer.

Isto tudo para vincar que o facto de Saddam ter sido condenado à morte é mais uma asneira de Bush. Se os americanos, como se crê, tiveram o dedinho no julgamento para a sentença sair antes das eleições americanas, entao ao menos podiam ser mais discretos... Não obstante, a condenação insere-se perfeitamente nas crenças dos Republicanos Americanos, pelo que eleitoralmente não será assim tao mau.

O problema é que o resto do mundo desenvolvido - e bem - não concorda com a pena de morte. Portugal foi inclusive pioneiro na sua abolição, pelo que é obvio que não podemos concordar com tal execução. O problema é que deveremos "condenar" a sentença tanto neste caso, como em tantos outros por esse mundo fora, nomeadamente na China, nos EUA e em numerosos países africanos e do Médio Oriente onde para além da pena de morte, muitas outras atrocidades são cometidas em nome da justiça.

Por isso mesmo, gostaria de ver o mesmo enfase de países como a França na defesa de direitos humanos por exemplo na China, para que tudo isto não soe a uma enorme hipocrisia.

segunda-feira, novembro 06, 2006

SCUTs

Claramente a questão das SCUTs está a ser dominada pela discussão política. Erradamente. As SCUTs resume-se a saber quem e quando se pagam as tais autoestradas. Se a geração actual (que tantas dívidas já deixa...), se a geração futura, que apesar de usufruir das mesmas, terá que continuar a pagar a sua manutenção e grande parte do seus custos.

Claro que se numa análise Custo-Benefício for positivo beneficiar determinada área geográfica com SCUTs, há excepções possíveis. O que não me parece é que possam ser tantas excepções e tao mal explicadas.

Conscientemente, julgo que deve prevalecer o principio do utilizador-pagador. Por mais que isto custe eleitoralmente.

Tachos e Panelas

Anda muito telhado de vidro por aí...

JP Conselho Nacional de Viseu

Do CN da JP de Viseu realizado este fim de semana retive 3 pontos pelos quais gosto de me reger:

- Competitividade;

- Mérito e Excelência;

- Liberdade de Escolha.

E se...

No meio do ridículo do programa O Melhor Português, algo extraordináriamente irónico pode estar para acontecer. Com tanta publicidade, o Prof. Doutor António Oliveira Salazar pode estar à frente nas votações.

Imagine-se a ironia de tal evento, o antigo ditador ganhar uma votação democraticamente...

Juventude Popular

A Juventude Popular (JP), organização de juventude do CDS-PP tem novo site. Imagem dinâmica e moderna, conteúdos relevantes e site eficiente. Consulta a não perder:

http://www.juventudepopular.org

Mini-pausa

Inadvertidamente, fiz uma mini-pausa no Blog. Muitos afazeres, pouco tempo ditaram o afastamento dos teclados por uns tempos (felizmente) curtos.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Que bela noite...
















...para ser ver a bola no Estádio. Que grande ambiente!

Nobre Guedes inicia périplo por Aveiro

A anunciada visita de Nobre Guedes aos militantes dos vários distritos começou há algumas semanas atrás em Aveiro, num jantar "privado", como refere Raúl Almeida. Aqui.

Souto renuncia ao Mandato na CMA

Alberto Souto, ex-Presidente da CMA decidiu finalmente renunciar ao mandato de vereador que nunca chegou a ocupar, resultante das eleições autarquicas últimas.

Ver info aqui.