sábado, setembro 13, 2008

Credit Crunch continua: o pico da crise (??)


Eis que surgem os proximos alvos do mercado: a seguradora AIG e o banco Washington Mutual.

A AIG é uma das maiores seguradoras do mundo, no entanto acumulou um portfolio superior a 700bn USD de mortgages e agora prepara-se para sofrer a pressao do mercado para resolver o problema em balanço. Ou vende os activos toxicos, ou arranja novo capital para cobrir as margin calls relacionadas com as perdas desse portfolio.

Por outro lado, também o banco comercial Washington Mutual vive dias dificeis. Mais uma vez, as posiçoes relacionadas com o mercado hipotecario estão no centro do problema. A solução apontada passa obviamente por aumento de capital, mas também pela venda de activos, nomeadamente depositos e outros titulos que permitam encaixe rapido de liquidez.

E a todo o momento espera-se a soluçao para a Lehman Brothers, cuja venda é nesta altura incontornavel.

4 comentários:

RM disse...

Deixa lá Carlos.
Estou convencido que com a injecção de mais uns milhares de milhões de euros/dólares de impostos desviados da sua finalidade redistributiva o "mercado" vai acabar por resolver esta delicada situação.
Porque será que quando há lucros ganham os especuladores e sempre que há prejuízos paga o zé?
Falhas do mercado?
Só perguntei por perguntar porque já sei a resposta que vão engendrar. A culta é dos organismos reguladores e do "proletariado" que, metodicamente aliciado, sucumbiu e acreditou poder ter acesso aos benefícios do nosso tempo.
Abraço
Raul Martins

Carlos Martins disse...

olhe q n...olhe q n...

o paulson desta vez ja disse que nao ia disponibilizar linhas da Fed para o takeover da Lehman... o perigo de moral hazard agora é demasiado elevado...

Anónimo disse...

falem português carago!

Carlos Martins disse...

peço desculpa catitinha:

Credit Crunch: crise de crédito;
Moral Hazard: Risco Moral;
Takeover: Controlo sobre...
Mortgages: Hipotecas;
Margin Calls: exigencia sobre colateral depositado como segurança de cumprimento da contra-parte.

:p