Discussão Politico-Economica sobre Portugal e o Mundo, visto de fora.
terça-feira, outubro 24, 2006
Aveirismos
Marques Pereira "aplaude" implementação de portagens nas SCUTS, nomeadamente na A17.
8 comentários:
Anónimo
disse...
Deve haver um lapso no nome: o amigo quis dizer Marques sim, mas MENDES (é o que está no www.psd.pt "o PSD aplaude o portajar da Costa de Prata"). Cumprimentos.
Eu sou favoravél as portagens,o que não percebo é porque é que o sr Marques Mendes aplaude as portagens em Aveiro e fica calado perante a ausência das mesmas no Algarve.Isto é que eu queria ver explicado...
Muito se tem dito e pouco esclarecido sobre a questão das SCUTs, portagens virtuais, auto-estradas, estradas alternativas e, ainda, a nova “treta” do utilizador pagador. O que é uma SCUT e como se constrói? É uma questão em que os próprios dirigentes do PS, impulsionadores do projecto, dão bem mal conta de si, não sabendo defender um sistema de rede viária que é um bom meio de desenvolvimento regional. De facto, a força das contradições neste partido da esfera do poder é tal que, o próprio José Sócrates não sabe o que dizer sobre a aplicação de portagens nestas estradas. Uma estrada com perfil de auto-estrada (scut) é construída por um consórcio de empresas vencedor de um concurso feito pelo Estado. Este consórcio constrói a dita estrada e o Estado não investe um cêntimo! Naturalmente, a empresa que tem a concessão da referida estrada, recebe uma quantia, paga pelo Estado, por cada viatura que lá passa… tal como a BRISA recebe pelas portagens dos camionistas e automobilistas que atravessam as estradas da sua concessão. Ora, se o Estado paga por nós, e somos muitos, é uma despesa que tem de suportar e não é pequena, é fácil incutir nos utilizadores a ideia de terem de pagar… o chamado princípio do utilizador pagador, encontra aqui pernas para andar. Mas, aquilo que é honesto dizer é que, cada um de nós, quando compra um litro de combustível, paga para as SCUT cerca de 6 cêntimos e que, quando compra um carro novo, o brutal IA é, também para suportar as referidas estradas! Assim foi criado um imposto no combustível e na aquisição de viaturas novas para auto sustentar a construção e manutenção das estradas alternativas ás super lotadas estradas nacionais e auto estradas da poderosa BRISA. Digam-me, se souberem, qual a alternativa, daqui (Aveiro) para o Porto, à auto-estrada da BRISA?... A estrada nacional 109 não o é com toda a certeza por passar por dentro de povoações, Vilas e até cidades, sendo por isso, perigosa para o tráfego de pesados e não oferecer boas condições de fluidez para o intenso tráfego de automóveis. O princípio do utilizador pagador é, uma autêntica vigarice e uma fórmula de extorquir dinheiro aos condutores, inventado pela parceria política do PSD/PP. Por este princípio, têm sido introduzidas taxas nos vários serviços públicos porque, os agiotas da nossa praça acham que, “quem utiliza deve pagar”… ora, quantos de nós pagam e não utilizam, felizmente, por exemplo, os serviços de saúde, o sistema de desemprego, de pensões, etc? Um sistema público é para ser solidário que é criado e não para ser sobre taxado com ideias de pagar quando se utiliza. O automobilista é uma espécie de galinha de ovos de ouro para os políticos merceeiros que nos governam, à custa daquilo que nos conseguem subtrair, senão vejamos: compra-se um novo carro e paga-se, de imediato o brutal IA ( para as SCUT). A seguir é necessário pagar o Seguro…depois o selo de circulação para a manutenção da rede viária (o selo é uma portagem). Como já disse, em cada litro de combustível pagamos cerca de 6 cêntimos para as SCUT. Pagamos, também, as cada vez mais caras portagens das auto-estradas, as reparações oficinais e as inspecções periódicas, para não falar dos custos da carta de condução e nas multas que, episodicamente, o deficiente sistema de fiscalização do trânsito nos vai aplicando…tudo com taxa de IVA de 21%!!! A propósito das inspecções periódicas das viaturas cabe, e bem, aqui dizer que, vai sendo tempo de, se aos condutores é exigido viaturas em segurança, aos proprietários das ruas e estradas, Câmaras municipais e IEP, ser igualmente exigido terem as ruas nas devidas condições de segurança e, até serem multados quando assim não for… ou a lei é só para uns e não para outros? Ide, por essa União Europeia fora e, logo aqui ao lado, em Espanha, vereis as Autovias (scuts) que não se pagam… os espanhóis já estão perto dos 10.000 km de scuts e, nós, sempre bem atrás de quem quer que seja, qualquer dia estamos nos 600 km! Cá por mim, troco os novos estádios de futebol e outras obras megalómanas por, estradas boas e seguras pagas com os impostos que me impõem!
Confesso que não sabia essa dos 6 cts por litro que são dirigidos as Scuts,a ser assim há muita coisa a explicar.Ainda que simpatizante de outra força partidaria,o CDS,agradeço aqui o esclarecimento do Jorge Afonso.
8 comentários:
Deve haver um lapso no nome: o amigo quis dizer Marques sim, mas MENDES (é o que está no www.psd.pt "o PSD aplaude o portajar da Costa de Prata").
Cumprimentos.
Não, não há lapso.
Mas pode acrestar esse nome também.
Eu sou favoravél as portagens,o que não percebo é porque é que o sr Marques Mendes aplaude as portagens em Aveiro e fica calado perante a ausência das mesmas no Algarve.Isto é que eu queria ver explicado...
SCUTs E PORTAGENS BEM REAIS
Muito se tem dito e pouco esclarecido sobre a questão das SCUTs, portagens virtuais, auto-estradas, estradas alternativas e, ainda, a nova “treta” do utilizador pagador.
O que é uma SCUT e como se constrói?
É uma questão em que os próprios dirigentes do PS, impulsionadores do projecto, dão bem mal conta de si, não sabendo defender um sistema de rede viária que é um bom meio de desenvolvimento regional. De facto, a força das contradições neste partido da esfera do poder é tal que, o próprio José Sócrates não sabe o que dizer sobre a aplicação de portagens nestas estradas.
Uma estrada com perfil de auto-estrada (scut) é construída por um consórcio de empresas vencedor de um concurso feito pelo Estado. Este consórcio constrói a dita estrada e o Estado não investe um cêntimo! Naturalmente, a empresa que tem a concessão da referida estrada, recebe uma quantia, paga pelo Estado, por cada viatura que lá passa… tal como a BRISA recebe pelas portagens dos camionistas e automobilistas que atravessam as estradas da sua concessão. Ora, se o Estado paga por nós, e somos muitos, é uma despesa que tem de suportar e não é pequena, é fácil incutir nos utilizadores a ideia de terem de pagar… o chamado princípio do utilizador pagador, encontra aqui pernas para andar. Mas, aquilo que é honesto dizer é que, cada um de nós, quando compra um litro de combustível, paga para as SCUT cerca de 6 cêntimos e que, quando compra um carro novo, o brutal IA é, também para suportar as referidas estradas!
Assim foi criado um imposto no combustível e na aquisição de viaturas novas para auto sustentar a construção e manutenção das estradas alternativas ás super lotadas estradas nacionais e auto estradas da poderosa BRISA. Digam-me, se souberem, qual a alternativa, daqui (Aveiro) para o Porto, à auto-estrada da BRISA?... A estrada nacional 109 não o é com toda a certeza por passar por dentro de povoações, Vilas e até cidades, sendo por isso, perigosa para o tráfego de pesados e não oferecer boas condições de fluidez para o intenso tráfego de automóveis. O princípio do utilizador pagador é, uma autêntica vigarice e uma fórmula de extorquir dinheiro aos condutores, inventado pela parceria política do PSD/PP. Por este princípio, têm sido introduzidas taxas nos vários serviços públicos porque, os agiotas da nossa praça acham que, “quem utiliza deve pagar”… ora, quantos de nós pagam e não utilizam, felizmente, por exemplo, os serviços de saúde, o sistema de desemprego, de pensões, etc? Um sistema público é para ser solidário que é criado e não para ser sobre taxado com ideias de pagar quando se utiliza.
O automobilista é uma espécie de galinha de ovos de ouro para os políticos merceeiros que nos governam, à custa daquilo que nos conseguem subtrair, senão vejamos: compra-se um novo carro e paga-se, de imediato o brutal IA ( para as SCUT). A seguir é necessário pagar o Seguro…depois o selo de circulação para a manutenção da rede viária (o selo é uma portagem). Como já disse, em cada litro de combustível pagamos cerca de 6 cêntimos para as SCUT. Pagamos, também, as cada vez mais caras portagens das auto-estradas, as reparações oficinais e as inspecções periódicas, para não falar dos custos da carta de condução e nas multas que, episodicamente, o deficiente sistema de fiscalização do trânsito nos vai aplicando…tudo com taxa de IVA de 21%!!!
A propósito das inspecções periódicas das viaturas cabe, e bem, aqui dizer que, vai sendo tempo de, se aos condutores é exigido viaturas em segurança, aos proprietários das ruas e estradas, Câmaras municipais e IEP, ser igualmente exigido terem as ruas nas devidas condições de segurança e, até serem multados quando assim não for… ou a lei é só para uns e não para outros?
Ide, por essa União Europeia fora e, logo aqui ao lado, em Espanha, vereis as Autovias (scuts) que não se pagam… os espanhóis já estão perto dos 10.000 km de scuts e, nós, sempre bem atrás de quem quer que seja, qualquer dia estamos nos 600 km!
Cá por mim, troco os novos estádios de futebol e outras obras megalómanas por, estradas boas e seguras pagas com os impostos que me impõem!
Jorge Afonso
(deputado municipal BE de Aveiro)
É o princípio de utilizador-pagador...Parece-me bem.
Cumps
Companheiro
Prepara-te para lers no DA e nos Arcos na próxima 5ª feira.
Quanto ao post: corporativismos partidários.
Um abraço
... realidades, deve ser aquilo que quer dizer...
(Pode retirar o nome do autor... nada muda!)
Confesso que não sabia essa dos 6 cts por litro que são dirigidos as Scuts,a ser assim há muita coisa a explicar.Ainda que simpatizante de outra força partidaria,o CDS,agradeço aqui o esclarecimento do Jorge Afonso.
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