quarta-feira, janeiro 31, 2007

Mais uma "broa" de Manuel Pinho

O nosso Ministro da Economia soma e segue nas "broadas" à velocidade com que guia o seu BMW....

Desta vez incentivava os investidores chineses a apostarem em Portugal, dando como vantagem comparativa do nosso País - imagine-se - os salários baixos. Não que os salários em Portugal não seja baixos e não tenhamos uma economia baseada na mão-de-obra barata... Mas é a China...! O campeão mundial da mão-de-obra barata!

Mais, sendo a grande aposta do Governo o Plano Tecnológico, e a China e antever-se como uma potencia na matéria em poucos anos...faria todo o sentido que o discurso fosse nesse sentido...

FED mantém taxas

Como esperado pelo mercado, a reserva federal americana manteve as taxas de referncia em 5,25%, mencionando que a pressão inflacionista não estava a afectar o crescimento (note-se que ainda hoje saiu um indicador do GDP americano, acima das expectativas, sem correspondente aumento de inflação acima do esperado). Assim, os mercados reagem de forma positiva, dado estarem todas as condições reunidas para mais um periodo de crescimento. Parece que é tempo dos bulls virem ao de cima...

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Santander vs La Caixa, ou a defesa do atacante

O Banco Santander Totta divulgou o acordo com o BCP para venda da participação daquele no BPI, no âmbito da OPA do BCP ao BPI. O acordo ainda sem o aval da CMVM e autoridade da concorrência estipula que o Santander terá preferência aquando da previsivel necessidade de venda de activos pos-decisão da AdC por parte do BCP.

Claro que o cenário actual aponta para o insucesso da OPA, portanto este anúncio do BCP onde refere já deter mais de 10% do BPI pode não ser mais que a defesa contra uma eventual contra-OPA do BPI, ja que a CMVM não permite OPA a entidades detidas por visados em mais de 10%. Ou seja, tudo isto pode não passar de uma estratégia de defesa, e se assim for, é o assumir da morte da OPA ao BPI.

Mas não nos fiquemos por aqui. A guerra latente vai para além da OPA em questão. É também um sério aviso do gigante espanhol Santander aos também espanhois do Banco La Caixa, que detém mais de 25% do BPI. Aviso que não estarão dispostos a abrir mão da sua posição de já terceiro maior banco privado em Portugal e com intenções de expansão.

domingo, janeiro 28, 2007

A Televisão em Portugal

Pela primeira vez em muitos anos vejo-me na contingencia de apenas poder ter acesso aos 4 canais de televisão de acesso por antena: RTP1, 2:, SIC e TVI. O panorama é muito mais assustador do que poderia pensar. No chamado prime time, ou seja, das 19h as 22h, as possibilidades de escolha, são no minimo, criticáveis. A qualidade, essa é sem sombra de dúvida mediocre. Bendita Televisão Por Cabo!

Mas foquemo-nos na tal programação. Das 19h as 20h há novelas para adolescentes nos canais privados e há concursos popularuchos no canal público. A 2: é a única alternativa, mas não o consegue ser nesta parte do horário. Depois vêm os benditos telejornais, uns com muito pouco interesse e sem qualidade, outros feitos a "encher chouriços" como o povo diz e bem. Passa-se então à parte do dia em que poderemos querer sentarmo-nos um pouco em frente ao televisor e descansar. Brilhante: há nada mais nada menos que 5 - CINCO - novelas para ver. 2 na SIC, 2 na TVI e uma na RTP1. Ainda há mais um concurso, o "um contra todos" em que podemos confirmar o quão informado (já não falo em cultura) é o público em geral. Aqui sim, a 2: apresenta argumentos. Alguns debates, entrevistas quase sempre interessantes...mas claro que sabe sempre a pouco.

Ou seja, a mensalidade da TV Cabo vale o seu preço em ouro... Que falta da SIC Notícias!

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Cruzamento...

A economia internacional está num impasse...senão veja-se: o BCE ainda não decidiu novo aumento da taxa de juro, o Banco da Inglaterra (BOE) aumentou as taxas de juro sem anuncio prévio devido a inflação surpreendemente elevada, as baixas de juro no Japão mantém-se apesar da insistente pressão em voltar a indices normais, nos EUA o FED mostrava-se disposto a baixar as taxas de referência, mas a inflação voltou a subir, apesar de tudo isto, os níveis de preço de crude estão baixas comparando com os últimos anos. Para corolário, a China anunciou que detém um trilião de dollares em reservas (sim, 1 000 000 000 000,00 USD )e ainda assim a sua taxa de cambio mantém-se em niveis extraordinariamente baixas (a moeda apreciou-se cerca de 3% vezes, contra um crescimento da economia, que dobrou o PIB em poucos anos). Portanto, UK, UE, USA, Japão, China e Crude já estão na equação. Se juntarmos uma Venezuela onde se caminha para o socialismo - ainda hoje Chavez disse que não iria pagar o preço de mercado pela estação de televisão a nacionalizar, um problema no Irão e Coreia do Norte, e ainda o poderio crescente da India, podemos compreender como estão dispostas as pedras no Globo nos dias de hoje.

Portanto, não há de todo condições ideiais para que se viva clima de euforia económica. Claro que em Portugal continuamos a divergir de tudo isto... Para cumulo, o S&P ameaça fazer um downgrade do nivel de risco da divida publica portuguesa, de AA para A+...

Hillary candidata

Hillary Clinton, a esposa do ex-Presidente dos EUA Bill Cliton, é candidata Democrata à Presidência.

É a única na História daquele país com reais possibilidades de vir a tornar-se Presidente, e é a primeira Primeira-Dama a candidatar-se. Mais, é dentro dos Democratas a que detém maior capacidade de angariação de fundos. O único senão é também a sua maior vantagem: o seu marido. Bill é um animal político, e pode ensombrar Hillary. Mas pode também dar o empurrão necessário para a vitória final. Outro pormenor poderá vir a tornar-se importante: o voto favorável de Hillary para aprovar a ocupação no Iraque, que será sem dúvida a grande temática da campanha...

Nao obstante, Hillary será com certeza uma forte candidata se passar as primárias. E fará história se conseguir ser eleita. Ser Presidente do país mais poderoso do mundo é a prova maior que é possivel haver igualdade entre sexos na política. Também desfaz o mito das quotas, pois o único critério a existir so pode ser a vontade e o mérito...

O embate, a ser feito contra Bush, não parece haver grandes dúvidas sobre quem a comunidade internacional prefere... O problema é que quem decide democráticamente sobre o seu Presidente são os eleitores americanos...

sábado, janeiro 20, 2007

Odemira: o corolário dos erros no SNS

A Saúde em Portugal é um bem cada vez mais escasso. Porquanto todos os contribuintes continuam a sustentar uma máquina administrativa pesada e ridiculamente inflexivel, a Saúde continua a deteriorar-se, agravado pelas decisões de estratégia de um Ministro que vai ser mais um a não conseguir resolver o problema. Este, porém, teve o mérito de conseguir agravá-lo.

É ridiculo ver pessoas morrerem simplesmente porque há tempo e distância a mais entre o serviço e os utentes e recursos humanos a menos. E o Ministro fez questão de não só alargar essas distâncias-tempo e encurtar ainda mais os recursos humanos.

Mais, Correia de Campos insiste em não abrir inquérito ao passado há 15 dias, sendo que desta vez não será tão simples. Duas mortes no mesmo espaço geográfico é preocupante. Esta teimosia e incompetência é perfeitamente inacreditável. APenas comparável às do próprio primeiro ministro e sua arrogância.

Correia de Campos abriu também guerra aos médicos. Sendo que na questão da contagem do tempo de trabalho dos médicos pouco há a dizer, dado o obvio da justiça da política, já quanto à forma como o SNS vê sistemáticamente decisões de gestão erradas, há muito mais a dizer.

Houve notícias que muitos médicos receitam muito. E receitam mal. O pior é que um dos medicamentos mais receitados é contra indicado pelo próprio ministério e, imagin-se...comparticipado! Ora bolas, decidam-se!

Depois vem a questão dos médicos e seus rendimentos. SNS ou decide que quer competir com privados ou bem que poderá contratar médicos a espanha e ukrania. Claro que o mais simples era aumentar as vagas nas Faculdades de Medicina...mas isto já seria entrar por outro Ministério problemático...demais para um Governo só.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Crude a 50$USD

Hoje os futuros de crude chegaram a baixar os 51$ USD. Incrivel como as nossas gasolineiras tornam tão pouco elastico à descida e tão elastico à subida o preço das gasolinas e gasóleos. A AdC avisou, mas não tomou medidas. É bastante óbvio o conluio tácito, mas prová-lo...é outra história.

Por outro lado, quem sofre com isto é o preço da Galp em bolsa. Não obstante esta rigidez à descida, os baixos preços do petróleo não ajudam à performance da acção. Um verdadeiro tormento para os pequenos accionistas consumidores de gasolina...

Na onda dos mercados viveu-se uma semana muito agitada. A onda bullish adensa-se, sendo que o avolumar de volatilidade pode anunciar algo de diferente que o optimismo puro. Por Portugal, algumas subidas são para já injustificadas, como a Portucel, Somapa, BPI e EDP. Também a PT, apesar de já estar em vigor a OPA, continua a cotar-se acima dos 9,50 oferecidos pela Sonae.com, chegando hoje mesmo a passar os 10.30 EUR. Para investidores agora a tomar decisões de entrada, alerto para o perigo de entrar em bolsa com o mercado tão em alta. É obvio que pode continuar a onda de optimismo, mas há sinais que alertam para o inverso... Talvez a onda das OPA possa catapultar o PSI20 para uma performance extraordinária, mas há imensos riscos... Talvez seja hora de começar a chamar o urso da hibernação...

iPhone...

Contas...e mais contas...

...mal feitas?

na APA? ...segundo o Tribunal de Contas

na CMA? ...segundo o ex-Presindente Alberto Souto

domingo, janeiro 14, 2007

Mercados

Para esta semana nos mercados:

- EDP com rumores de compra de 5% do seu capital por parte de uma companhia energética argelina;

- OPA sobre a PT deve conhecer desenvolvimentos. Avoluma-se a incerteza àcerca do preço. Rumores de que Sonae.com terá que aumentar o preço-alvo para ser bem sucedida.

- Já amanha, segunda-feira, saem alguns indicadores económicos portugueses para o mês de Dezembro passado, incluindo inflação.

- Mercados financeiros cada vez mais bullish, com clima económico apenas "normal".

Viva S.Gonçalinho

Como é bonito ver a Cidade de Aveiro assim. A festa de S.Gonçalinho tem o dom de trazer à Cidade uma vivacidade quase midieval nas ruas mais antigas da Beira-Mar.

Ver a Praça do Peixe e restantes artérias adjacentes cheia por Aveirenses de todos os cantos, idades, condição social e económica é realmente indescritível. É bonito. Faz-nos bem e faz-nos sentir bem estar ali no meio daquela multidão que saiu à rua porque há festa popular. E a festa popular quando é bonita, todos gostam...

Claro que o José Cid ajuda, mas S.Gonçalinho faz de facto milagres... Está bonita Aveiro assim!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Apple iPhone


Eis um dos momentos mais aguardados pelos amantes de gadgets e não só: o iPhone.
No minuto do anuncio, as acções da Apple subiram quase 7 US$, num total de 9US$ no dia. As expectativas são muito elevadas. Mas não passa de um telemovel, que tira fotografias, filma, serve de browser na internet e toca mp3. Mas não é um qualquer. É um Apple...
Curioso ainda, que a Cisco surja como principal problema de momento ao iPhone. É que a tecnológica americana vem reclamar direitos sobre o nome "iPhone". Para além disto, também a Nokia sofreu na cotação das suas acções ontem (fruto também de um profit warning feito pela Motorola); hoje, contudo, o fabricante de telemoveis líder mundial finlandês já recuperou quase na totalidade.
A ver vamos se um novo fabricante de telemoveis consegue destronar a Nokia, quando todos sabemos quantos problemas temos nos nossos aparelhos diariamente... Para já, a vontade de ter um iPhone parece ser o grande trunfo da Apple...

Mais info em http://www.apple.com/iphone

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Aproxima-se a decisão

Finalmente a OPA da Sonaecom à PT parece ver novos desenvolvimentos mais concretos, isto é, a sua inscrição em sede de CMVM estará por dias. Não obstante, e olhando para o comportamento em bolsa da PT, não será tarefa fácil a Belmiro e Filhos comprarem a telefónica portuguesa por 9,50 Eur...

Venezuela vermelha

Está no vermelho a situação na Venezuela, à beira da completa abolição da democracia. Tudo porque o cada vez mais inequivoco ditador Hugo Chavez tomou conta do Exércio, prepara-se para banir os oponentes na comunicação social e nos partidos políticos ainda existentes (note-se que a licença do canal de televisão conotado com a oposição não foi renovada) e avançam as nacionalizações.

Portanto, em breve, será um país de partido único, sem liberdade de imprensa. Ao fim ao cabo, como o comunismo sempre idealizou, ou seja, não democrático.

Gostava de agora ouvir as vozes que aquando de posts anteriores se revoltavam contra a minha pretensa "raiva" anti-esquerda. Talvez comecem a perceber melhor porquê vendo a situação para que se arrasta este país latino-americano. E não se pense que é so os EUA a perder... acima de tudo, perdem os venezuelanos...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Em pausa para reestruturação


Não o blog, mas a vida profissional e pessoal do autor. Voltarei em breve. Muito em breve. E claro, com muito mais dicas sobre mercados.