sábado, março 14, 2009

José Costa: a primeira entrevista

O candidato do PS à CM de Aveiro nas primeiras declarações como tal ao Diário de Aveiro mostrou como está o PS no Concelho. Preso entre um passado cheio de obras feitas por pagar e um futuro que passa precisamente pelas medidas que a actual Coligação tem vindo a implementar. 

Esgotado o espaço socialista, resta então o recurso ao aproveitamento dos conflitos sociais que sempre surgem quando se tenta solucionar problemas financeiros gravissimos como o da CMA. 

Neste caso, foi bem visivel que o PS vai seguir esse caminho demagógico, e começou precisamente pela MoveAveiro. E veja-se como é um exemplo perfeito do que referi no primeiro paragrafo: uma empresa criada pelo mandato socialista de Souto que criou a actual situação, mas cujo actual PS diz-se contra. Além do mais, é fácil criticar quem tem que gerir a CMA no estado que foi deixada pelos socialistas, pois nenhuma decisão é fácil ou sem externalidades negativas. 

E quem pode acreditar que depois de dois mandatos socialistas sem nenhuma racionalidade económico-financeira serão os próprios socialistas a tentar continar a resolver o problema das contas da CMA !? Eu não.

3 comentários:

Terra e Sal disse...

Caro Carlos Martins:
Sabe perfeitamente que se Alberto Souto tivesse ganho as eleições há muito teria solucionado e arrumado a dívida.
O pedido de empréstimo o seu desenvolvimento em que andou documentação para o Tribunal de Contas para cima e para baixo vezes sem fim, é a prova evidente que este executivo tem muitas dificuldades em gerir situações que exijam algum cuidado e atenção.
A negociação com a CGD foi outro desastre. A autarquia saiu altamente lesada no negócio das taxas de juro.
Não me venha dizer que não há adivinhos. Os mais leigos na matéria mas interessados, atentos e informados, sabiam que havia uma forte tendência para as taxas descerem.
As empresas municipais foram criadas efectivamente no tempo da Câmara socialista mas estavam a “prazo” como no caso da EMA.
Tinham uma função a cumprir depois de terminada essa função e desígnios seriam anuladas.
Quanto ao Dr. José Costa é um óptimo gestor com provas dadas tanto no sector publico como no privado e portanto saberá pegar nas coisas de um modo diferente do actual executivo, se é que têm algum modo ou mérito na agora gestão municipal.
Quanto ao Dr. Alberto Souto não digo que tenha feito tudo bem, algumas coisas falharam, é verdade e natural em tanta coisa que fez. Mas os pecadilhos que cometeu foram compensados ao relançar Aveiro para um palco nacional.
Este executivo e a sua inércia continua a passar uma borracha por tudo o que de bom foi feito.
Se os socialistas tivessem ficado na Câmara não estariam inactivos porque esse não é o seu modo de estar na vida pública.
E ao contrário do que diz, em minha opinião eles não estariam a tentar resolver o problema da dívida, ele já estaria resolvido há muito tempo.
È certo que cada cabeça sua sentença mas algumas são menos tendenciosas que outras, talvez porque não precisem tanto de mascarar os seus.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Creio que se o Dr. Alberto Souto soubesse como domar o monstro que criou, tê-lo-ia feito em tempo (político)útil, ou seja, teria dado provas dessa capacidade de regeneração da capacidade financeira do Município antes do sufrágio eleitoral que ditaria a sua derrota, após 2 vitórias sucessivas. Mas o que é mais estranho, e ainda que entendendo a validade de outras opiniões, para quem acredita que o Dr. Alberto Souto encontraria a terapia para a anemia economico financeira do Município, é estranho, repito, não se questionar a razão pela qual o PS não ofereceu a hipótese ao Dr. Alberto Souto de se recandidatar, como pareceu ser seu evidente desejo, se bem se interpretou as palavras da entrevista que concedeu ao semanário "O Aveiro". Parece, assim, que o próprio PS aveirense tinha e tem reservas quanto à qualidade do Dr. Alberto Souto, em especial em ombrear com o seu antigo vereador, Dr. José Costa, o qual, por razão desconhecida, mas certamente, ilustre, não o acompanhou no segundo mandato. Poderá tudo resumir-se a uma questão de gradação. Terá o PS considerado que José Costa é melhor que Alberto Souto em determinados aspectos, tem um perfil mais ajustado ao que deve ser um autarca. Será? Acho que todos admiram a cordialidade do Dr. José Costa, mas muitos também interrogam o desempenho que teve como Vereador, em que aparentemente não deixou vestígios significativos, ou coçam a cabeça com a presença discreta na bancada socialista da assembleia municipal. Mas os dados estão agora a ser lançados e Aveiro pode ter protagonistas, em todos os partidos, capazes de discutir propostas que tenham, com racionalidade e sem demagogia, o desenvolvimento da região como objectivo. Concordo, para fechar o texto, com o Carlos Martins, com o perigo e a injustiça que seria a penalização dos justos pelos erros dos pecadores.
Cumprimentos.

Terra e Sal disse...

Quem conheceu ou conhece o Dr. Alberto Souto certamente não terá dúvidas que era capaz de resolver a questão da dívida e garantir a continuação do progresso da autarquia.
Outros conseguiram-no sem dramas e sem parar de trabalhar para o bem-estar da população. Veja-se o caso de António Costa, em Lisboa, atente-se no Município de Gaia e em tantos outros.
Depois, penso que o Dr. Alberto Souto não se disponibilizou para ser candidato à Câmara.
Se o tivesse feito ou declarado vontade expressa de o fazer, é minha opinião que o Partido Socialista não o impediria, isso mesmo foi dito em entrevista há meses atrás pelo presidente da concelhia do PS
O Dr. José Costa foi um bom Vereador que tem a simpatia de muitíssima gente e a estima de Alberto Souto como é do conhecimento público.
O facto de não ter deixado grandes marcas enquanto Vereador, penso não haver destaque especial para vereadores em Município algum. Um executivo é uma equipa e para o bem ou para o mal têm o seu presidente que é o rosto de todos eles.
Bem, há excepções:- Uma delas é o caso da Câmara da Coligação em Aveiro em que cada Vereador assume "per si" o seu, e muitas vezes o papel do seu presidente.
O JC não ter continuado como Vereador no segundo mandato de A.S. penso que se deveu a uma ampliação que em minha opinião se deveria fazer sempre e em todos os mandatos, seja nas autarquias, seja no próprio governo central.
O estilo do Dr. José Costa é efectivamente diferente do Dr. Alberto Souto, mas cada pessoa tem a sua personalidade e até o seu próprio estilo.
Já quanto à penalização dos justos pelos erros dos pecadores falta saber quem são ou foram os justos e quem são os pecadores.
Mal estávamos nós se todos aqueles que elegemos para o Governo ou Autarquias se servissem dos seus mandatos para andarem todos os dias, e a todas as horas durante anos, a “chorar” sem fazerem mais à procura de milagres ou de bruxas, coisa que estou convicto já não existirem.
Existe é muito trabalho para fazer e e não vejo ninguém a fazer nada.
Saudações