terça-feira, janeiro 13, 2009

Republica Portuguesa: Negative Credit Watch pela S&P

A Republica Portuguesa, tal como a CGD e Parpublica (e também o Santander Totta), foram colocadas no chamado Negative Credit Watch, a lista que antece o downgrade do rating da S&P.

A par de Espanha e outros paises europeus, Portugal está à beira de descer um notch. Assim, Portugal pode perder o rating AA- e passar para A+, fruto de políticas orçamentais deficitárias continuas ao longo de varias decadas, agravadas pela crise. 

Não é de estranhar, contudo, esta revisao da qualidade de crédito de Portugal. A dívida pública portuguesa nunca foi controlada, e apenas a integraçao na Zona Euro permite a Portugal continuar a refinanciar-se com alguma regularidade. E também não foi propriamente uma surpresa, pelo que já estará certamente descontada nos preços das obrigações do tesouro e emissões garantidas pelo Estado recentemente. Não obstante, convém reflectir se será este o caminho que queremos seguir para Portugal, isto é, continuar a hipotecar as gerações futuras e por em risco a sustentabilidade financeira do país com políticas despesistas, mesmo que com a desculpa da crise. Os outros países podem gastar agora, porque foram comedidos durante várias decadas. Nos estamos sobreendividados desde 1974...


Sem comentários: