Ainda o Ouro Negro
Nao é meu timbre insistir nem vangloriar me sobre posts anteriores, o facto é q este blog ja ha algum tempo (mesmo antes da comissao da concorrencia reunir) havia soltado alguns dados fundamentais no que concerne ao mercado dos combustiveis em Portugal.
A verdade é q ha cada vez menos duvidas q estamos perante uma situaçao de aproveitamento de poder dominante no mercado das grandes petroliferas, com a natural influencia no preço. Isto é conluio puro, tacito. Todavia, proibido. Ha formas de provar q isto acontece, espero q a autoridade da concorrencia actue em conformidade, para bem de todos.
Aproveitaria este tema ainda para falar sobre as declaraçoes do senhor lider da bancada parlamentar do PS na assembleia da republica. Ora, agora critica o facto de os impostos em Portugal sobre os produtos petroliferos serem substancialmente mais elevados que em Espanha. É um facto inegavel. Mas ate pode ir a hipocrisia de um politico... Primeiro de tudo, ficamos a saber q é politica do partido socialista um menor peso do Estado na economia, por vida da diminuiçao da carga fiscal. Incrivel quando cada vez menos o PS se sente á vontade com a economia de mercado livre... Segundo, ficamos tambem a saber que os socialistas se distanciaram dos verdes e de toda a politica ambientalista (cuja legitimidade é aparentemente açambarcada pela esquerda nacional) ao criticar um imposto q visa claramente incidir o consumo de combustiveis em Portugal, constituindo um "pagamento" pela poluiçao provocada pela combustao. Terceiro e mais obvio argumento, os socialistas perderam por completo a vergonha ao criticar um imposto que claramente ajudou e de que maneira a solucionar (ou tentar) o problema da situaçao altamente deficitaria em q deixaram as finanças publicas. Dr Jose Seguro, com oposiçao assim, muito mal vai o pais se o governo nao se mantiver no poder por mais 20 anos...
Sem comentários:
Enviar um comentário