sábado, janeiro 24, 2009

Governo PS

Convido-os a visitar esta pagina e tentar perceber a qualidade da equipa governamental portuguesa. Um sacrificio, entendo. Mas com eleições à porta, como eleitores responsáveis, é impreterível votar e decidir baseado e fundamentado em avaliação rigorosa àqueles que nos governam. Chega de votar como se tudo não passasse de um campeonato de futebol para ver se ganham os rosa ou os laranja. 

Vamos la então:

III Divisão

Ministro da Cultura
Pinto Ribeiro

Entrou a meio da Legislatura, pediu mais dinheiro para a cultura, despediu uns quantos directores artisticos. Basicamente ficou tudo mais ou menos na mesma. Ou seja, mau.

Ministro do Ambiente e afins
Nunes Correia

Alguem sequer conhece este senhor? 

Ministro da Presidencia
Silva Pereira

Ministro dos Assuntos Parlamentares
Augusto Santos Silva

O cão de guarda do Governo no Parlamento. Eloquente parlamentar na básica retórica de infantário do nosso Parlamento. Pergunto-me para que serve este Ministério quando o Governo so vai ao Parlamento dizer o que vai fazer e não submeter-se à democracia parlamentar que supostamente é sugerida pela Constituição.

Ministro da Agricultura, Pescas e Afins
Jaime Silva

Esbanjou oportunidades de fundos europeus, a agricultura é cada vez mais desprezada e o interior desertificado. A agricultura não é rentável com este senhor. E a sua inacreditável arrogancia e preconceito para com a Direita inaceitável. So se ouviu pelas críticas que fez e nem uma vez pelo que tenha feito. Uma legislatura perdida na agricultura, um desastre de Ministro.

Ministro do Trabalho e Segurança Social
Vieira da Silva

Arrogante e incompetente. Estava encarregado de cumprir a promessa fantasiosa de criar 150.000 postos de trabalho (sublinho "criar", o que pressupoe que o emprego  liquido cresça, não basta empregar 150.000 novos funcionarios publicos enquanto 300.000 privados sao despedidos...isso é mentir aos portugueses). Um político mediocre, quanto mais Ministro. Mais um cão de guarda político socialista. Serviu mal o País, e quando é assim, é preciso dize-lo com frontalidade: houve mais desemprego (antes da crise...) e a segurança social continua sem sustentabilidade e, pior que isso, sem justiça social ou incentivos à produtividade e ao mérito de quem trabalha. Andou ao sabor do que convinha eleitoralmente ao PS. Mas era suposto ser Ministro de Portugal...
 
II Divisão

Ministra  Saúde
Ana Jorge

Chegou a meio da Legislatura para apagar o incendio deixado pelo anterior Ministro que pretendia fechar todas as unidades de saúde para reestrutura o Sistema de Saúde, mas sem ter alternativas prontas. Um erro tremendo de uma política importante. Ana Jorge veio gerir ate ao fim da legislatura para deixar tudo como estava antes deste Governo chegar. Alias, deixa tudo ainda pior. Sem rumo, sem política, sem peso político para mudar seja o que for. Isto é gestão corrente, nao era preciso um Ministro.

Ministra da Educação
Lurdes Rodrigues

A mais odiada entre os professores. A mais incompetente que há memória. Um sistema de avaliação baseada na ideologia socialista que os alunos não devem ter dificuldades em passar, a cultura do "deixa andar", da falta de rigor e do incompreensível modelo de não querer premiar os bons, mas antes não enervar os maus para que as estatísticas digam que somos um país de "doutores". Falhou em todas as vertentes. Já devia estar demitida há meses. Pergunto-me como, depois disto, ainda algum professor ou pai pode votar no PS...  

Ministro da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior
Mariano Gago

Existe este Ministério? Ah, as universidades públicas estão todas falidas, o acesso ao ensino superior continua a não ser acessível aos melhores, porque não ha o cheque ensino, e não ha ranking de universidades. Tudo à moda socialista. País mediocre, mas todos iguais! Lembram-se quando no inicio este Ministro ainda vinha levantar a voz? Passou-lhe meses depois. Desde aí, nem se ouve falar. E está tudo bem pior. (neste acho que a culpa nem é dele...)

Ministro da Administração Interna
Rui Pereira

Um maçon que não tem mão na polícia, nem nos criminosos. O crime organizado cresceu exponencialmente, a polícia continua desarmada e desorganizada e mal paga. Um falhanço em toda a linha. Incompetencia pura.

Ministro da Defesa Nacional
Severiano Teixeira

Nada a assinalar. Nem bom nem mau. 

Ministro da Economia
Manuel Pinho

Gosta de velocidade e de gaffes. Nem sei se me lembro de todas. Primeiro, Portugal para a China tinha vantagem comparativa pelos baixos salários que pratica, depois estavamos já em crescimento e fora da recessão com o subprime a rebentar nos EUA. Nem vou falar nos negócios obscuros que foram falados nos jornais.

Liga Sagres

Ministro dos Negocios Estrangeiros
Nuno Amado

Para mim, o único Ministro em condições deste governo. Curiosamente, o menos "político" de todos. Não me lembro de nenhuma falha grave, a não ser quando ia apertar a mão ao Primeiro-Ministro e este entretanto preferiu ir aperta-la a outro chefe de Estado europeu. A Presidência Europeia apesar de tudo, correu bem.

Ministro da Justiça
Alberto Costa

A Justiça em Portugal cada ano que nada se faz, piora. E estes ultimos anos, esta quebra foi ainda mais significativa. Os juizes parecem estar em protesto permanente, ao não mandar prender criminosos. E depois, claro, o crime mais usual em Portugal - a corrupção! - continua impune. E tudo muito lento e burocrático. Tudo muito a jeito para que quem possa pagar e manter um bom advogado possa adiar decisões judiciais até ao arquivamento final. Incompetente e sem peso político.

Ministro das Obras Publicas e afins
Mario Lino

"Jamais". É preciso dizer mais ? Queria empurrar o país para uma decisão errada de milhares de milhoes de euros, arrogante, e nao admite erro. Em Portugal, ainda é Ministro. Na Republica das Bananas, ja tinha sido demitido ou apresentado demissão.

Ministro das Finanças
Teixeira dos Santos

O Ministro de quem mais se esperava. Não estava "muito" conotado com a area socialista mais purista e tinha um razoavel curricula. Entrega Portugal com um defice orçamental gigantesco, uma dívida externa acima dos aceitáveis e com um downgrade do risco de crédito. Todo o "aperto de cinto" foi contabilidade criativa, nada de estrutural foi feito. O despesismo do Estado, esse continua todo la.

Primeiro-Ministro
Jose Socrates

Suspeita de corrupção a pairar no ar no fim da legislatura (nao vou mencionar aquele pormenor da "licenciatura"). Muito marketing, inumeras apresentações de investimento estrangeiro (pouco se viu a entrar...so a sair). Competência para lidar com os tempos dificeis que correm: zero. Querem mesmo continuar a votar nele? A serio, querem mesmo???!

Em Portugal, a corrupção é como a culpa...

... paira no ar, todos respiramos, desvance na brisa matinal do esquecimento e morre solteira.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Mais um canal ?

Numa altura de grave recessão mundial, não será com certeza a melhor altura para se pensar em organizar mundiais de futebol ou introduzir 5º canal de televisão. Até porque se sabe o estado financeiro dos actuais canais de sinal aberto...

O que não se compreende é que o estranho "partido" Bloco de Esquerda argumente contra a introdução de um quinto canal em sinal aberto com a diminuição das receitas de publicidade. Isso mesmo! O BE argumenta com um elemento liberal e de economia de mercado... quando um 5º canal obviamente alargaria naturalmente o pluralismo e consequentemente a liberdade de escolha e de expressão... 

Thain despedido do Bank of America

John Thain, o ex-CEO da Merrill Lynch que foi adquirida pelo Bank of America no fim de semana em que a Lehman Bros faliu, foi despedido hoje. Tudo porque para além do estranho caso de pagamento de bónus antecipadamente (antes da concretização da aquisição) e das perdas supresa no ainda à data Merrill Lynch, foi surpreendido pela divulgação da factura da redecoração do seu escritório. Ao que consta, a conta superava o milhão de dolares (!!!!).

Veja a lista de compras (que inclui um tapete de 80 mil dolares) exuberantes e a história completa aqui:


quarta-feira, janeiro 21, 2009

Portugal sofre downgrade (II)

Ainda sobre o downgrade...a pergunta impõe-se: depois do aviso da S&P que o rating português estava sob vigilância com vista a um corte, o Ministro das Finanças Teixeira dos Santos deslocou-se a Londres para falar com os responsáveis da S&P; mas afinal foi la fazer exactamente o quê? Humilhar-se perante a agencia de rating? Implorar para que nao cortassem o rating a Portugal? Demonstrar que Portugal é de facto um País que funciona na base da "cunha" e da corrupção mesquinha, e portanto foi "meter uma cunha" à S&P para que se "esquecesse" de Portugal ? Ridiculo.

Portugal sofre downgrade

A Standard & Poor's cortou um notch a notação de risco da dívida da República Portuguesa. Apesar de este corte estar ja há muito descontado nos mercados internacionais (nos Credit Default Swaps o nível de risco português cota cerca de 140 pontos base acima da taxa de swaps), este corte terá sem dúvida forte impacto no acesso ao crédito das empresas e banca portuguesa.

Logo à partida, se os bancos pagam mais caro a sua dívida a estrangeiros, menor será a transferência dos bancos de eventuais descidas de juros para os clientes.

Mas convém também referir que Portugal sofreu este downgrade a par da Espanha e Grécia (dos chamados PIGS - Portugal, Italy, Greece e Spain -, so falta mesmo a Itália...), o que significa que em termos de spread de crédito para o benchmark, ou seja, o Governo Alemão, a diferença já ultrapassa na caso português os 20o bp. Isto é, Portugal para pedir dinheiro emprestado terá de pagar mais 2% de juros que o Estado Alemão.

Sintomático de anos e anos de pseudo-reformas sem nada mudar estruturalmente. Que a actual crise nao sirva de desculpa, porque tempo e dinheiro houve para mudar...

Obama Obama e mais Obama...enough is enough

Obama no Capitolio
Obama no Parque
Obama na parade
Obama nos Bailes
Obama na White House
Obama na sala Oval
Obama com Michelle
Obama com o cão

...

Parece a Anita.

Pede-se trabalho. Muito. 

Chega de marketing.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Imprimir dinheiro

Não, não vou propor que se comece a imprimir notas na impressora la de casa. Mas ao nível dos Bancos Centrais, a questão já se põe.

Nos bancos centrais tradicionais, como o japonês, americano ou inglês, o mandato inclui a possibilidade de expansão monetária, ou seja, a criação de moeda.

Contudo, o Banco Central Europeu tem como único objectivo a manutenção da estabilidade de preços no longo prazo. Num cenário normal, isto não inclui criação de moeda para além do normal. No cenário actual...também não. Se a situação actual é grave e a recessão uma certeza, a saída da crise dificilmente será a expansão monetária. Tal poderá ter efeitos no curto prazo (e então estamos na pura teoria keynesiana), mas no longo prazo implica inflação descontrolada. 

O dilema do ECB é, porém grande. O perigo de forte recessão pode empurrar a medidas de curto prazo, tal a pressão e emergencia actual. Se temos ou não a capacidade de olhar para o futuro com uma perspectiva de sustentabilidade é o que resta saber. À partida, o ECB tem o mandato para tal.

RBS: the rise and fall

O Royal Bank of Scotland, um banco sediado em Edimburgo mas na ultima decada se expandiu a um ritmo alucinante (a par da bollha imobiliaria...), foi hoje praticamente nacionalizado. 

Sua Magestade, a Rainha Isabell II detém agora 70% do banco. Detém também um dos bancos com piores balanços em termos de activos toxicos, com as piores perspectivas de lucros futuros. A avaliar pelos resultados actuais, há muito trabalho para os subditos do Reino. 

O RBS é um caso sintomático dos exageros que foram sendo cometidos. Aquisição atras de aquisição, culminadas com a compra exuberante do ABN Amro por valores que dariam para comprar praticamente todos os bancos do mundo, e hoje obrigado a fazer o write down das mais-valias dessa aquisição...em 20 mil milhões de GBP. 

Hoje, com a emissão de direitos em acções ordinárias a 31,75 pence (de Libra esterlina), a acção caiu mais de 60%.

O fim está perto.

Greve dos Professores

O líder da Frente Sindical regozija-se pelo numero de escolas fechadas, da quantidade de alunos sem aulas... Será so a mim que isto não soa nada bem ?!

domingo, janeiro 18, 2009

Barack Obama toma posse


Obama, o primeiro afro-americano eleito presidente dos EUA, tomará posse na próxima Terça-Feira. Hoje, numa demonstração do seu poder de marketing, percorre - tal como Lincoln fez - por comboio a distancia entre Philadelfia e Washington. 

A verdade é que pior que Bush é dificil. Esse será provavelmente lembrado como o pior e menos inteligente presidente americano da História. Mas estar à altura das expectativas e das exigências, é outra história. Prometeu certamente muitas coisas que não poderá cumprir. Comprometeu-se com muita gente que vai desiludir. Assume uma postura de identificação racial que provavelmente não vai manter. Tudo faz parte da política e de fazer política. Decidir. Resta perceber se o marketing vai ou não sobrepor-se às reais necessidades do povo americano.

XXIII Congresso CDS-PP

Terminou o 23º Congresso do CDS-PP nas Caldas da Rainha (que já agora, se encontra sob o espectro da falência da fabrica Bordallo Pinheiro, legado do grande criador português), onde foram demonstradas cabalmente as diferenças que o CDS-PP pode trazer para o País.

Entre novos orgãos eleitos e novo rosto da oposição interna (Filipe Anacoreta Correia), entre a ausência de Nobre Guedes (onde está o Guedes?), e as referências à educação ( e avaliação de professores) e exigencia de descida de impostos sobre empresas, destaco a não aprovação da proposta da Juventude Popular para o reestabelecimento da eleição do líder do Partido em Congresso e a proposta (a primeira de muitas, espera-se) para o julgamento sumário (em 48horas) de criminosos apanhados em flagrante.

Segue-se as eleições Europeias, Autarquicas, e Legislativas. Espera-se que por esta ordem.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Calvin&Hobbes há 15 anos atrás...

Mexe agora na Euribor Socrates....

A República está em vias de ver o seu rating cortado para A+ (somos actualmente AA- no S&P). Com isto, o dinheiro a crédito fica mais caro. Tanto para a dívida publica que necessitamos anualmente de refinanciar nos mercados internacionais, como para os bancos que se financiam também no exterior. Isto quer dizer que mesmo que a Euribor caia, se o risco de Portugal aumentar, esse efeito é diluido.

E nao vale a pena esconder o porque deste corte do S&P. Portugal tem uma dívida externa astronómica e propoe-se a gastar ainda mais com este Governo.

Esta irresponsabilidade tem um preço. Nos juros para começar. Claro que nisto o Primeiro Ministro já não diz ter metido o dedo.

Lino pedir informações para campanha eleitoral? Jamais!

Mário Lino volta à carga ao seu estilo (?!).

Agora o Ministério das Obras Públicas exige saber cada data e local de inicio, fim e anuncio de obras e inaugurações.

Para o Ministério estar informado, claro! Que ninguém pense que é para fins eleitorais!!!!!!

Ah! já agora... o Ministério nao devia saber essas datas !? que andarão a fazer por la ?!

Steve Jobs de baixa

O CEO da Apple tirou baixa por doença. Ao ver o seu estado de saúde agravar-se e a influência que tal estado tem sobre a cotação da "sua" Apple, resolveu retirar-se e preparar a sucessão.

O mercado não gostou de saber que o maior criativo e genio do marketing pode deixar de prestar serviço à Apple, sabendo que foi pela sua mão que transformou uma empresa praticamente falida numa marca de culto e de design.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Republica Portuguesa: Negative Credit Watch pela S&P

A Republica Portuguesa, tal como a CGD e Parpublica (e também o Santander Totta), foram colocadas no chamado Negative Credit Watch, a lista que antece o downgrade do rating da S&P.

A par de Espanha e outros paises europeus, Portugal está à beira de descer um notch. Assim, Portugal pode perder o rating AA- e passar para A+, fruto de políticas orçamentais deficitárias continuas ao longo de varias decadas, agravadas pela crise. 

Não é de estranhar, contudo, esta revisao da qualidade de crédito de Portugal. A dívida pública portuguesa nunca foi controlada, e apenas a integraçao na Zona Euro permite a Portugal continuar a refinanciar-se com alguma regularidade. E também não foi propriamente uma surpresa, pelo que já estará certamente descontada nos preços das obrigações do tesouro e emissões garantidas pelo Estado recentemente. Não obstante, convém reflectir se será este o caminho que queremos seguir para Portugal, isto é, continuar a hipotecar as gerações futuras e por em risco a sustentabilidade financeira do país com políticas despesistas, mesmo que com a desculpa da crise. Os outros países podem gastar agora, porque foram comedidos durante várias decadas. Nos estamos sobreendividados desde 1974...


segunda-feira, janeiro 05, 2009

O puro Neo-Liberalismo

A diminuição da assimetria de informação, a diminuição do lucro do monopolista, a concorrencia pelo preço, pela qualidade, pela eficiencia da descoberta do preço. isto é Neo-Liberalismo

Socrates, o governador sombra do ECB !

Na mensagem de ano novo (ou de Natal, ja nem me lembro bem) o entusiasta PM Jose Socrates advogou a tomada de decisão de descida dos juros, com um bem composto e ja habitual auto-elogio.

Nem as taxas de juros são definidas pelos Governos nem o ECB pode ser sujeito a pressões de qualquer tipo dos políticos. Mais areia atirada aos olhos dos portugueses. E nós parece que gostamos. 

Ajude as vitimas de Madoff !!!

Decorrem neste momento vários leilões no eBay com diversa memorabilia de valor incalculável (??!) da firma de Madoff. Caps, Malas, Caixas de Charutos, Tapetes para Rato (este ja vai em 187 USD). Enfim, tudo o que diga Bernie Madoff Investment Securities parece ter valor para alguem. 


E ao que parece os proveitos vão para as vítimas da fraude. 

PS: quando é que começam a leiloar artigos de certos bancos portugueses ?

Bem-vindos a 2009. O ano do Touro

Venha daí esse Bull Market...