sexta-feira, dezembro 12, 2008

Equador !!!





O Equador decidiu deixar de pagar a prestação da sua divida externa hoje, que será devida na proxima semana. Esta falha no pagamento do cupão das obrigações emitidas consiste portanto no segundo default deste país nesta década. 

A dívida externa do Equador é cerca de 21% do seu PIB. Ainda assim, os seus governantes preferiram nao pagar as dívidas a alterar planos de educaçao e saúde. (será isto o verdadeiro keyenesianismo !?).

Para além deste brilhante (??) e poeirento vídeo do Sash, deixo-vos ainda o ranking da dívida externa dos países que a Wikipédia disponibiliza. Para reflectir. 



Quem disse que as taxas de juro nao podiam ser negativas?

Podem começar a reescrever os vossos textbooks. As taxas de juro podem ser negativas. Ou seja, é possivel que um investidor pague a alguem para emprestar dinheiro a essa pessoa, por mais incoerente e irracional que pareça.

Esta semana, as 3-month US T-Bills negociaram a um yield inferior a zero, o que significa que os investidores, tendo em conta as restantes condições do mercado, preferem literalmente PAGAR ao Tesouro americano para ficar com o seu dinheiro emprestado (leia outra vez, nao me enganei, o Tesouro americano recebe para emprestar dinheiro) do que investir noutro lado. Na pratica, poder-se-a entender isto como um escalonamento de expectativas de investimento: a 3 meses, os investidores parece preferirem perder dinheiro emprestando ao Governo americano, do que tomar o risco (e certamente o valor esperado calculado é inferior) de investir em qualquer outro activo...

Sintomático. E estranho.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Cadbury

CR7

Ok, o miudo parece arrogante, mas de um ponto vista profissional, vale a pena analisar o que é realmente Cristiano Ronaldo.

Para além de talento natural para o futebol, CR7 tem uma enorme vontade de ser sempre melhor, e ultrapassar os seus limites. Isso soa arrogante apenas a quem - como em Portugal é hábito - se contenta pela mediocridade. Por isso CR7 é diferente, porque tem uma mentalidade vencedora, sabe que se trabalhar, maximiza o seu desempenho, e é remunerado e premiado por isso. É ambicioso e decidido. E é altamente produtivo. Tudo o que costuma faltar aos portugueses. Quanto aos seus vícios...bem, se o desempenho não é afectado, o que é que interessa? Mas por cá preferimos olhar para os defeitos e comentar o acessório e não seguir o exemplo daquilo que devia ser a atitude de todos para fazer de Portugal um País ainda melhor.

Obama aumenta espaço de manobra

Barack Obama é um político muito audaz. A prová-lo esta mais esta iniciativa durante o fim-de-semana de reforço do cenário pessimista da crise assim como do tamanho do investimento público.

Expectativas baixas, entrega elevada.

Com a mensagem de que a crise vai piorar antes de haver melhorias, o presidente-eleito tem agora poder para fazer o maior pacote de investimentos públicos desde o New Deal, planeando construir pontes, estradas, hospitais, e edificios publicos, todos com novos criterios de consumo de energia e novas tecnologias. Este plano julga-se estar entre 700 a 1000 mil milhões de USD. 

Sondagem CM Aveiro

É sempre positivo para as democracias que haja uma consulta através de amostragem dos eleitores. Com este ponto prévio, devo dizer que tendo alguma formação em estatística, dou alguma importância e significância (que não significado) às sondagens, embora tenha algumas reservas quanto ao rigor das respostas.

É inquivoco que Elio Maia se perfila como o natural candidato de uma coligação formada para resolver o problema financeiro da CMA. Também é evidente que a actual Concelhia do CDS-PP se foi gradualmente afastando do espírito da Coligação, embora esta posição não é de todo consensual, com as figuras proeminentes do projecto inicial a manterem a sua postura de compromisso por Aveiro no espírito de Coligação. Nos tempos díficeis, como são indubitavelmente os que se adivinham, não é altura para preponderancia de grandes egos ou de partidarismos, quando o grande desafio é navegar Aveiro pela tormenta da crise financeira internacional e da crise orçamental herdada. Aveiro não pode dar-se ao luxo de falhar novamente, nem de promover carreiras políticas motivadas pela ambição pessoal, e não o serviço pela Cidade.

Outro ponto interessante é o regresso (sem nunca de facto ter partido) de Alberto Souto. Uma curiosa batalha parece emergir no PS. De um lado um líder socialista que não encontra candidato, do outro, um ex-presidente, ex-candidato derrotado, que nunca aceitou humildemente a derrota pelo voto popular, nem nunca admitiu o desastre financeiro criado nas obras megalomanas, permanceu o periodo do actual mandato sempre numa penumbra iluminada e recatada, assombrando sempre que possível as decisões do actual executivo. E eis que agora surge ávido por uma recandidatura que ninguem (até os socialistas mais conotados com o anterior executivo...) parece querer.

Aveiro merece e precisa de credibilidade e estabilidade.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Mulheres na Política: a política da mulher?

A quotas estão aí. Haverá maior discriminação do que a imposição de um número obrigatório de mulheres em listas eleitorais? É uma aberrante concretização do conceito de ultra intromissão do Estado em tudo o que quer controlar via legislativa. 

E o mérito? Onde está ?

Mal está uma sociedade onde é necessário obrigar organizações a um rácio pre-definido de distribuição por género. Por que não uma quota por idade ? Ou por preferencia sexual ? Ou por grau académico ? Enfim...ridículo.

Atentados terroristas na India

Provoca repulsa o terrorismo. A luta contra o terrorismo é talvez o maior desafio dos políticos modernos. Já se percebeu que a via da força demora muito tempo, dinheiro e vidas humanas para resolver o problema do extremismo. Será a via do diálogo com terroristas radicais a solução? Infelizmente, não sou tão optimista quanto os neo-naives eleitores americanos... Espero que sim...