domingo, novembro 11, 2007

quinta-feira, novembro 08, 2007

O eterno Friedman

Numa conversa registada a 19 de Outubro de 2005 entre o saudoso Milton Friedman e o governador da reserva federal de Dallas Richard Fisher, Friedman deixou sábias palavras sobre a globalização:

-- On globalization's impact:
" ... it's a curious situation. You read the newspapers and you think
the world is going to hell. You think the economy is doing badly. And
yet, the truth is, that we have never in our history had as productive
an economy as we do now."

-- On China:
"You cannot maintain, in my opinion, today's political structure and
today's economic structure."

-- On government spending:
" ... as government has increased spending, we make ourselves a less
attractive society in which to set up business, in which to run a
business."

-- On Social Security:
"My favorite solution ... would be to give every individual who's in a
Social Security system now -- either as a recipient or as a payer -- a
bond equal to the present value of what they so far have actually
earned and then close the system down."

Friedman faleceu a 16 de Novembro de 2006.

fonte: Bloomberg

PDA

Conflito de interesses.

Moinhos de Vento

Uma tal de União de Resistentes Antifascistas Portugueses reclama o direito de decidir por todos os portugueses o que devemos e o que não devemos lembrar. Para estes senhores e as suas 16000 assinaturas, Portugal não deve fazer um museu sobre parte importante da sua História (boa ou má, é História).

Um museu sobre António de Oliveira Salazar e o periodo ditatorial em Portugal nada deveria ofender estes senhores. Bem pelo contrário. Se bem me lembro, um dos grandes argumentos que os democratas de hoje advogam para o crescimento exponencial do neo-nazismo pela Europa é o esquecimento daquele época negra da História da Europa.

Lembrar é aprender a não cometer os mesmos erros. Decidir pelos outros e opinar sobre aquilo que devemos ou não pensar é uma forma do fascismo que advogam "resistir".

ECB e BoE

Trichet e King deixaram as taxas de juro inalteradas, respectivamente na zona euro e no UK. Com o Fed a baixar taxas de juro de referência, o Euro a bater máximos e Bernanke a falar em fraco crescimento nos EUA, a palavra decoupling é a mais ouvida, referindo a possibilidade da Europa poder crescer acima dos EUA.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Corrupção ( II )


Já sei o que é o "Corrupção". É um filme tosco, feito à pressa e com marca de qualidade vincada da cinematrografia portuguesa, com muito "encher de chouriço".

De "chapéus há muitos", passando por "vai à merda. vai tu", chegamos a este "foda-se, está quente" da boca de Nicolau Breyner, um Pinto da Costa sem sotaque nortenho, mas com tudo o resto.

Se o filme é mauzinho, a história que conta é tristemente realista e credível. Vale a pena ver, porque mesmo com pouca qualidade, é do melhorzinho que se pode ver feito por ca. E não haverá muitos blockbusters como este "made in portugal" nos próximos tempos...

Nicolau Breyner ao seu nível, Margarida Vila-Nova até surpreende pela positiva, e o Virgilio Castelo encarna bem o papel de Reinaldo Teles. Mas tudo o resto é fraquinho. Não se pode ter tudo...

Poppy Appeal


http://www.poppy.org/

Corrupção


Estreia hoje o filme português mais esperado dos últimos anos, baseado no sucesso de vendas "Eu, Carolina". Entre os que querem ver, os que dizem que não querem ver e ainda os que olham para o lado quando se fala no assunto, a história não deixa ninguém indiferente. Talvez não pela credibilidade e rigor factual, mas acima de tudo por ser um caso tão verosimil e provável.

Certamente a não perder, até porque nao obstante o clube desportivo de cada um, o cumprimento da lei e a justiça devem estar noutro nível de objectividade.

Fed corta taxa de juro


Como era esperado, o corte do FOMC foi de 25 bp, levando a taxa de juro de referência para os 4,5% nos EUA. Este corte foi acompanhado do usual statement que no entanto é muito mais dovish que o esperado, sendo mais cortes cada vez mais improváveis. A Fed considera o balanço entre riscos de inflação e ameaça ao crescimento devido à crise financeira recente (com origem no subprime) "grosseiramente" equilibrado.

Rigor? Disciplina? ( II )

A Ministra da Educação e o Governo PS recuaram nas suas intenções de deixar cair o chumbo por faltas. Depois de uma veemente declaração da Ministra Lurdes Rodrigues contra o chumbo por faltas, só lhe resta uma via: a porta de saída. Que só peca por tardia, diga-se.

Constancio alerta

Um dos membros do ECB e governador do Banco de Portugal alerta para o perigo da inflação na Europa, concordando assim com as declarações também esta semana de Axel Webber, o que indica claramente como o ECB está preocupado com as recentes pressões inflacionistas vindos do crude, mas não só. Resta saber se a produtividade na Europa (essencialmente na Alemanha) conseguirá manter o crescimento.