terça-feira, outubro 30, 2007

Referendo ou não referendo ?

PS e PSD prometeram um referendo aos portugueses nas ultimas eleições. Ambos estão a um passo de falhar nesta promessa, embora por motivos diferentes.

O PS não pode correr o risco de perder preciosos votos numa desgastante corrida ao SIM, e o PSD não se pode dar ao luxo de se ver obrigado a defender exactamente a mesma posição (o "SIM") que o PS.

Claro está, que nenhum dos motivos tem a ver com a União Europeia, o Tratado ou mesmo os interesses da população portuguesa em geral...

Republica, Procurador Geral da Republica


Tudo parece algo estranho. Primeiro o PGR afirma pensar estar sob escuta, mas quando chamado ao Parlamento prefere falar de aparelhos de escuta facilmente adquiridos nas ruas e de como foi avisado logo desde o primeiro dia em office para usar outro meio de comunicação que não o telefone (ou faze-lo junto à televisão) se não quiser ser escutado.

Afinal em que ficamos ? É legal? É admissível ? Fica tudo na mesma, para variar. E ninguém parece ficar muito preocupado...

Rigor? Disciplina?


Maria de Lurdes Rodrigues vem hoje defender uma nova forma de punir as faltas dos alunos, argumentando que o problema não está na falta de rigor e disciplina, nem tão pouco nas faltas injustificadas, mas na facilidade de justificação de faltas.

Certo é que continua a onda de facilitismo sobre a educação, onde cada vez se fala menos em "chumbos" e não há real incentivo à disciplina e rigor, pela via do mérito. Assim é difícil...

FOMC reune hoje


A Reserva Federal norte-americana reúne mais uma vez para determinar a política monetária para as próximas semanas. Depois um surpreendente corte de 50 bp, sob enorme pressão de hedge funds e casas de investimento, a Fed volta a ter em mãos uma decisão difícil, com o mercado a achar como mais provável um corte d 25 bp, pondo a taxa de referência em 4,50 %.

Um corte mais agressivo por um lado pode sinalizar que a dimensão da crise do subprime está de facto a afectar a economia americana, podendo mesmo entrar em recessão, mas por outro lado pode incendiar os mercados...

Mas uma prova de fogo para Ben Bernanke, ou o Helicopter Ben, como também é conhecido.

Merril Lynch "despede" presidente


Stan O'Neal não foi despedido da Merril Lynch, depois desta ter feito o maior write off da história de Wall Street devido a perdas associadas a apostas no sector subprime. Não. Foi-lhe em vez disse "permitida" a reforma antecipada de CEO e Chairman, arrecadando portanto a módica quantia de 160 milhões de dolares em Golden Parachutes. Nada mau !

[ver aqui]

Fuusão ( IV )

Em Portugal a primeira preocupação é saber o que acontecerá aos trabalhadores do BCP e BPI em caso de fusão. Seja qual forem as condições (melhores) dos (muitos) que eventualmente ficam e se mantem vinculados, aponta-se sempre os que saem. Como se o mercado de trabalho se esgote numa empresa. Ou como se a empresa seja obrigada a manter os funcionários ad eternum. Para isso é que servem leis de despedimento.

Ja agora, na recente compra do consórcio liderado pelo RBS do ABN Amro, os sindicatos, apesar de lamentarem a perda de postos de trabalho, consideraram que os funcionários iriam melhorar as suas condições e que haveria indubitavelmente mais-valias para os accionistas. O que é numa economia de mercado a única fonte de decisão para este tipo de casos.

E a falta dela...

A Classe...

domingo, outubro 28, 2007

sábado, outubro 27, 2007

Afinal...nem é assim tão mau como dizem!

O PS de Aveiro, por via dos seus vereadores irá aprovar o empréstimo a ser contraido pela CM de Aveiro para fazer face a dívidas de curto prazo. Como sempre foi dito (pelo menos por mim) a dívida deve ser para com instituições de crédito, e não via esforço de credores da CMA, cujo core business não é a concessão de crédito, e que por causa do atraso viram a sua saúde financeira muito afectada.

Esta foi uma forma adoptada no passado mandato para gastar mais do que podia, esticando prazos de pagamento ao limite (e passando-o largamente) e que se revelou desastrosa do ponto de vista de gestão para o Município. A CMA endividou-se à custa da sua honorabilidade e credibilidade.

Finalmente o PS de Aveiro reconhece este erro de gestão cometido por si (ou em sua representação - uma parte de cada, penso), aprovando o emprestimo de 58 Milhões de Euros em sede de reunião de Câmara na próxima Segunda-Feira.

O PS - assim como toda a comunicação social local - pode menosprezar este facto, mas é o maior reconhecimento até ao momento dos erros do seu anterior mandato à frente da CM de Aveiro.

[ver notícia aqui]

Fuuusão ! ( III )


Não vou naturalmente opinar sobre a fusão em si. A questão extra mercado é qual o impacto real para a economia nacional. Não obstante, qualquer que seja esse impacto, é totalmente exógeno e negligenciável noo outcome do eventual negócio.

Para a economia nacional o cenário é simples: dois bancos importantes poderão juntar-se, tornando mais eficiente o uso de recursos, quer físicos, de capital e humanos. Logo, mais eficiencia é gerada. Por outro lado, há o argumento do cariz nacional dos bancos. Ora, como a esquerda política gosta de gritar como se fosse algo de mau ou perigoso, o "capital não tem pátria". E assim é. O capital tem rentabilidade, e é claramente apenas isso que importa. Ou seja, a pergunta a fazer é: o capital em causa tem mais ou menos rentabilidade se estiver em maos portuguesas. Ou de outra forma: quanto custa em termos de rentabilidade o Capital em causa ficar ou manter-se em mãos nacionais?

O core business tanto do BCP como do BPI continua a ser Portugal, e continuará a sê-lo. Por esse motivo e dessa perspectiva, é basicamente indiferente quem controla a estrutura de capitais. Pelas leis europeias é neste momento impossível impedir o movimento de capitais, como forma de manutenção de controlo via investimento nacional. Isso alias seria catastrófico.

A fusão a acontecer não é mais do que um passo no sentido da eficiencia de custos e de rentabilidade de capital, como aliás o mercado deve funcionar. Qualquer outra questão é pura e simplesmente, lateral e indiferente.

Fuuusão ! ( II )


O todo vale mais que a soma das partes ? Essa é a million dollar question.

Putin deixa caos..por onde passa


Desta feita, em Lisboa!

Graças à visita do presidente da Federação Russa, a cidade de Lisboa imergiu num caos de transito e de mobilidade. Considere-se isso como uma involuntária - porque ninguem perguntou se os cidadãos estariam dispostos a tal - foram de vénia à presença do ex-espião do KGB.

Até o Oceanário encerrou "por motivos técnicos" durante 30 minutos, pelo que o presidente Putin deve aliar a todas as suas qualidades e capacidades, conhecimentos zootécnicos - qual presidente da CM de Ilhavo - ou biológicos e marinhos, já que passou precisamente dentro do Oceanário de Lisboa todo esse periodo de encerramento para "manutenção".

Fuuusão !

quarta-feira, outubro 24, 2007

SIV, saiba a quem realmente deve a hipoteca

SIV, ou structured investment vehicles, são o meio que as instituições bancárias tem até agora usado para securitizar, agrupar, revender e recomprar todos os seus créditos.

Com a crise do subprime, também estes veículos offshore e off balance sheet deixaram de poder ser avaliados tão facilmente, até porque muitos dos CDOs eram construídos a partir dos SIVs e comprados também por alguns deles.

Numa tentativa de salvar e redinamizar o este mercado, permitindo as instituições financeiras avaliar de certa forma estes instrumentos derivados em carteira, o secretário do Tesouro Norte-Americano Henry Paulson (ex-Goldman Sachs), em conjunto com o Citigroup, Bank of America e JP Morgan Chase (entre outros) tentarão formar um mega SIV.

[toda a história aqui no WSJ]

terça-feira, outubro 23, 2007

Política honesta

Élio Maia anunciou hoje que mais de metade das promessas e compromissos eleitorais sufragados em Outubro de 2005 já foram cumpridos. Quando a política é feita assim, merece aplauso. Porque apesar de todo o aparato e folclore (incluíndo mascaras de carnaval que muitos apregoam), no fundo a política resume-se ao que se prometeu, ao que se fez e ao que se pagou.

"A obra é de quem a paga"

Caixa de Pandora


Está aberta a caixa de Pandora em relação às pensões e descontos para a Segurança Social. Mais ou cedo ou mais tarde, acabaria por ser inevitável.

O facto é que o Estado mais uma vez penaliza os seus contribuintes mais fieis pela sua ineficiência na gestão de recursos. E penaliza os pagadores pelos que fogem. Tudo isto sob a forma de défice e desequilíbrio orçamental.

Os pilotos da TAP resumiram bem a situação: trabalhar mais e receber menos pensão, ainda por cima quando já fizeram as suas contribuições durante largos anos. Para agravar, o estudo que revela que poucos são os pilotos que passam dos 65 anos...

Claro que a classe dos pilotos não deve ser excepção. Porque se for, todos poderão ser. A questão não é o ser piloto, a questão é mais uma vez o Estado se intrometer demais, gerir mal, engordar e retirar fundos onde lhe é mais fácil. Se o Estado devia ou não ter Segurança Social, essa é outra questão, mas não ter honra nos fundos que lhe são confiados durante uma vida, ainda por cima de forma obrigatória (obrigação criada por esse mesmo Estado), isso já roça a desonestidade.

Entretanto, fica o primeiro registo de esquerda populista do PSD, que não perdeu a oportunidade para cegamente defender os pilotos da TAP sem sequer tocar na questão essencial.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Bail out da Bear Stearns


O banco de investimento norte-americano Bear Stearns está perto de concretizar o cruzamento de participações com a chinesa Citic.

Depois do estalar da crise subprime, em que a Bear Stearns foi obrigada a suspender e terminar com dois dos seus fundos de investimentos e de avultados prejuízos na área de fixed income, surge agora a oportunidade de se manter em actividade, através da parceria (que soa a rescue) dos investidores chineses com excesso de liquidez e poucas oportunidades de entrada em força nos mercados desenvolvidos.

A Lei PT, perdão, a Lei VW


Hoje será muito provavelmente revogada pela UE a chamada "lei da Volkswagen" a qual impede que qualquer accionista possa votar com mais de 20% nas assembleias de accionistas da VW mesmo que detenha uma posição superior em termos de capital accionista. Esta lei foi posta em vigor pelo governo alemão no fim da Segunda Guerra para impedir que a VW saisse das mãos do Estado Alemão, o qual mantem uma participação de 20% através do Estado da Baixa Saxónia.

Soa a algo de familiar ?


De qualquer forma, caso esta revogação seja aprovada pela UE, a Porsche segue como a grande favorecida, pois já detem uma posição dominante em termos accionista, e julga-se que prosseguirá com o takeover total, ate deter mais de 50%.

domingo, outubro 21, 2007

Tensão permanece no Médio Oriente


Depois do Congresso Americano ter recuado nas pretensões de manifestar e apelidar oficialmente o assassinio turco de um milhão e meio de arménios de 1915 como "genocídio", os EUA parecem agora querer considerar mais seriamente formas de impedir diplomáticamente que a Turquia realmente proceda com uma incursão no Norte do Iraque contra os rebeldes curdos do PKK, agora ilegalizado.

Por tudo isto, o preço do crude já bateu os 90 dollares no overnight de quinta feira, pelo o aumento da tensão com ataques curdos a soldados turcos durante esta noite pode precipitar mais uma invasão do Iraque e levar o petroleo a ultrapassar os 100 USD / barril.

Duas questões de fundo impõem-se:

- Porque motivo o mundo ocidental continua a querer manter o erro do pós-Segunda Guerra mantendo o País Iraque, o qual é um conjunto de nações inimigas ?

- Porque motivo deverá a União Europeia aceitar integrar no seu Espaço um país altamente militarizado e localizado em pleno Médio Oriente, sem fronteira definidas nem estáveis, e com conflitos profundos com diversos povos, como o arménio, o grego, o ciprioto ou o curdo ? Ainda com questões por resolver como esta do Curdistão e a mais antiga e aparentemente esquecida da parte da Ilha de Chipre invadida e ainda ocupada pela Turquia...?

Business Intelligence: SAS forum Portugal


http://www.sas.com/offices/europe/portugal/eventos/sfp2007/index.html

Africa do Sul campeã


A Africa do Sul bateu a defensora do título mundial de rugby Inglaterra, e tornou-se pela segunda vez campeã do Mundo, não sem contudo uma polémica acerca de um ensaio inglês mal invalidado que poderia ter mudado o curso da história...

PGR sob escuta?

O Procurador Geral da República afirmou admitir estar sob escuta telefónica. Ora, não querendo sequer questionar o embaraçoso da questão, relembro que o Governo actual é socialista. E isso talvez explique porque razão o caso não está a ser minorizado pela comunicação social e pelos partidos de esquerda.

Um governo de direita a contas com uma questão destas era imediatamente apelidado de fascista e pidesco, e o povo saía à rua...

quinta-feira, outubro 18, 2007

Parque subterrâneo no Rossio em Aveiro ?

A ideia dita assim é meio tresloucada. Diria mesmo descabida. Mas as ideias geniais ate podem ser assim...

Tudo depende do contexto. Um parque subterrâneo so por si no meio do Rossio pode gerar afluencia indesejada de transito ao centro da cidade. Mas por esta via se diminuir drasticamente a circulação automóvel, melhorando significativamente a oferta de transportes publicos (sublinho energeticamente esta parte), então a ideia já não parece tão descabida.

Obra só para mostrar obra, já chegou durante 8 anos de reinado socialista. Se for esta a intenção agora, serei natural e coerentemente contra. Se for enquadrada num plano ambicioso de reformular toda a cidade, com melhoria significativa da qualidade de vida dos munícipes que vivem em Aveiro ou que todos os dias ou esporadicamente para lá se dirigem, então pensemos e discutamos o assunto.

Quanto custa por Lisboa no nome do Tratado ?


Itália exige manter o numero de deputados, a Polónia exige mais peso na votação, a Bulgária a introdução do seu alfabeto na denominação de Euro nas notas. Portugal vai fazer tudo para chegar a um acordo, porque quer...que o Tratado se chame "de Lisboa". E exigências portuguesas ? Não há ? Estamos todos satisfeitos com o que temos na UE... A

Flexigurança: o que é ?

Para os sindicatos, flexigurança significa despedimento (e é isso que é publicitado para as 180 000 almas hoje presentes na manifestação no Parque das Nações).

Para Sócrates, é um nome bonito, fácil de usar e propagandear, sem nenhum sentido profundo.

Para os economistas, não passa de uma leviana balança entre as exigências dos sindicatos radicais e a necessidade de desenvolvimento da legislação laboral com elevadíssimos custos para TODOS os contribuintes.

Não há flexibilidade sem mobilidade laboral e social. Não há legislação do Estado que obrigue e facilite esse movimento. Não há segurança a dar num país onde a legislação laboral é das mais rígidas da OCDE. Rídiculo é pensar que as empresas devem manter postos de trabalho porque o Estado assim o diz... Se a empresa não necessita desse trabalhador, porque raio deve o Estado obrigar a mais essa contribuição social, não é para isso que servem os já elevados impostos ?

quarta-feira, outubro 17, 2007

A obscenidade do óbvio ( II )

"Oficialmente, Dalai Lama não é recebido por responsáveis do Governo português, como é óbvio"

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado. 2007/09/09

aqui tinha sido ridículo. Mas que dizer quando o Dalai Lama recebe a mais alta distinção do Congresso Americano para civis e é recebido pelo próprio Bush ? E tendo em conta o QI do presidente em questão, é fácil de ver que não é preciso ser muito inteligente para perceber o quão absurdo foi a declaração tanto do MNE como de todo o Governo Português. Vergonhoso.

FMI revê em baixa crescimento português...

...mas mesmo assim não tenho dúvida alguma que a frase de Jose Socrates a este propósito seria qualquer coisa do género: "Portugal cresce mais que Itália".

Portugal continua há longos anos a divergir em relação à Europa, isto é, cada vez estamos relativamente mais pobres.

terça-feira, outubro 16, 2007

Shengen chega ao Norte do Iraque

Como muito a tempo aqui referi, a Turquia está a tornar-se o centro das atenções geopolíticas e financeiras.

No plano geopolítico, teme-se uma invasão ao norte do Iraque para resolver o eterno problema Curdo, retidos num País (o Iraque) que não é nem nunca foi uma nação.

No plano financeiro, porque a tensão no Médio Oriente (ou "Middle West" como um Engenheiro conhecido da nossa praça lhe chamou) provoca sempre pressão no preço do Crude, atingindo máximos sucessivos.

China em conclave comunista

Hu Juntao e seus camaradas juntaram-se no Congresso do Partido Comunista Chinês que reúne cada 5 anos.

Curiosamente, falou-se de democracia num país onde tudo é decidido por alguns, num local fechado e vedado ao povo, e onde as diferenças sociais são mais graves que em qualquer outro país dito capitalista. Alias, o próprio Hu Juntao continuará a ser presidente porque o congresso assim o decide, não o povo. A grande vontade saída deste congresso não é mais do que tornar a China um país de classe média. Afinal agora não é a abolição de classes, já é tornar tudo em classe média. Diga-se que em parte já conseguiram, já que EM MÉDIA, as classes estão mais ricas... o pior é o desvio padrão...

Para agravar o ridículo comunista, esta semana a revista The Economist publica um artigo em que revela que na China nem o consumo das famílias, nem a sua poupança aumentaram. Ou seja, o equilibro normal em que menos consumo significa mais poupança, não acontece na China. Inclusivamente os niveis de poupança estão abaixo das dos EUA. Isto resulta essencialmente do facto das industrias serem de capital intensivo e a sua distribuição para os households quer atraves de salários ou dividendos são escassas.

Que comunismo, hein !

Se não tens pais ricos, nem ganhaste a lotaria...


...vai ao BES, mas se tens...vai ao BCP!

domingo, outubro 14, 2007

De Ilhavo à Lapa

Ribau Esteves, Presidente da CM de Ilhavo é o novo Secretário-Geral do PSD.

Se este Engenheiro Zootécnico tiver tanto engenho em lidar com a confusão das obras da ponte da Praia da Barra como com a confusão ideológica - e não só - deste PSD, então auguro um belo futuro para o também Engenheiro Sócrates...

Poll

De forma totalmente coincidente, lancei há uma semana uma poll sobre a actuação dos vereadores do PS na CM de Aveiro a par da sondagem entretanto publicada no Diário de Aveiro sobre o Executivo da CM de Aveiro.

A participação nesta poll foi suficientemente relevante para referi-la aqui, embora naturalmente sem qualquer relevancia estatística, com o natural enviezamento pelos leitores que habitualmente visitam o blog.

"Qual a sua opinião sobre a actuação dos vereadores do PS na CM de Aveiro ?


Muito Boa: 15%
Boa: 5%
Mediana: 5%
Mediocre: 15%
Muito Má: 50%
Tão má quanto os CDS/PSD: 10%
Tão boa quanto os CDS/PSD: 0%

Mistérios da Religião ( II )

Mário Soares foi na passada semana nomeado presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, instituída em 2004.

Nada melhor que o maior crítico e devastador da Igreja Católica em Portugal - assim de todos os actos beneméritos e sociais que tal acção põe em causa -, para este lugar.

Alias, as suas ligações conhecidas á Maçonaria indicam toda a intenção da nomeação.

Mistérios da Religião ( I )

O novo edifício do Santuário de Fátima custou à Igreja Católica para cima de 80 Milhões de Euros. Sendo um privado, tem todo o direito e liberdade de o fazer. Mas ninguém se interroga se não será um gesto de escandalosa opulência, ainda mais para os princípios morais que advoga e que por tantos são seguidos ?

sábado, outubro 13, 2007

Congresso do PSD, pelos próprios

- O que espera deste Congresso?

"Que acabe no Domingo."

quinta-feira, outubro 11, 2007

A propósito do OE 2008

Maior receita e mesma despesa = menor defice. Correcto.

Mas maior receita e mesma despesa = maior Estado. Também correcto. Infelizmente

O edge espanhol

O Boom económico espanhol é um caso de crescimento impressionante. As grandes empresas espanholas conseguiram afirmar-se na economia global, tornando-se elas próprias globais, atraves de aquisições.

Contudo, a UE vem agora ameaçar cobrar às empresas espanholas aquilo que pode ser considerado uma vantagem competitiva irregular, via legislação fiscal do Estado espanhol.

Ou seja, inteligentemente (ao contrario de Portugal, para variar), Espanha encetou uma politica fiscal que favorecia imenso a expansão das suas empresas, via prolongamento do prazo de amortização do goodwill até 10 anos, entre outros descontos fiscais.

Este goodwill, que resulta da diferença entre valor contabilistico (ou de avaliação de activos em balanço) e valor de compra, tem que ser inscrito em balanço e pode de facto tornar a carga fiscal muito elevada após a aquisição. O Estado espanhol ao facilitar fiscalmente esta amortização, permitiu a empresas sediadas em Espanha competir no mercado global e adquirir grandes grupos. Como por exemplo a Telefonica a adquirir a O2 britânica e o Santander a aquirir o Abbey.

A questão é de facto interessante, porque para todos os efeitos a política fiscal é a única que permaneceu na esfera de cada Estado-Membro, contudo o seu uso na prática não passa de um subsídio de Estado Espanhol a estas empresas. Um caso a ser seguido com interesse, onde agora a decisão está do lado da UE...

O genocídio turco

Em 1915 1.500.000 de arménios foram mortos pelo Império Otomano. Facto histórico, talvez desconhecido por muitos.

A Turquia (que à altura ainda não havia sido criada) nega este facto. Mais, todos os turcos negarão categóricamente este facto, e quando confrontados sentem-no como uma questão de honra. Eu próprio já tive oportunidade de o comprovar pessoalmente.

A questão porém, vai muito mais longe que a negação do facto histórico. O senado americano quer passar uma declaração em como este genocídio de facto existiu.

A Europa em favor da relação com a Turquia, nem quer falar do assunto. Nem de como Constantinopla passou a Istambul. Ou de como a Turquia invadiu inadvertidamente parte da ilha de Chipre. E continua a não aceitar a restante parte da ilha como Estado independente. Nem de como a Turquia faz atropelos à democracia e aos direitos humanos. Ou de como a religião muçulmana interfere na legislação.

E para agravar toda a esta situação, para além de já ter declarado a deterioração da relação com os EUA pela declaração do senado americano, a Turquia pretende ainda na proxima semana aprovar uma acção militar no norte do Iraque contra os curdos.

Depois disto, restão grandes dúvidas sobre a adesão da Turquia à UE ??

quarta-feira, outubro 10, 2007

Depois de tanta celeuma...

...parece que todos ficaram satisfeitos com o acordo Beira-Mar / EMA / CMA... incluíndo a oposição...

E as críticas lançadas ao Vereador Caetano Alves não passavam de calúnias politicamente oportunistas.

Cesar e Jardim juntos !

Finalmente tudo ficou mais claro. Os territórios insulares pretendem duas coisas: mais dinheiro e mais independência do Estado.

Ora, qualquer adolescente sabe que só com mais do primeiro consegue a segunda. O problema é que o adolescente precisa conquistar a independencia auferindo dinheiro. As regiões autónomas pretendem pura e simplesmente que o Estado contribua e ao mesmo tempo providencie mais independencia. Neste caso, independencia, terá que começar pela financeira... Nada deveria afligir mais o contribuinte médio portugues que ver os senhores presidentes das regiões autónomas inaugurar obra atras de obra, cada uma mais inoportuna e inutil que a antecendente...

E eu que pensava que a MoveAveiro era má...

... a Carris é ainda pior.

Não se compreende os atrasos em transportes públicos, muito menos em numa suposta capital europeia.

Sem mobilidade interna não ha mobilidade do facto trabalho que resista...

E claro, só quando houver ou liberalização ou privatização total dos serviços de transportes a incompetência pode acabar... Porque o mercado é implacável com a incompetência, ao contrário do Estado...

segunda-feira, outubro 08, 2007

Flexigurança discutida na UA

A questão da flexigurança foi discutida hoje no Departamento de Economia (DEGEI) da Universidade de Aveiro.

Apesar de algo fora de contexto actual, nunca são demais tais discussões, embora pense que a cultura do portuguesismo impede a funcionamento de um regime que incide na produtividade e vontade de trabalhar das pessoas.

Mais, a questão deverá ser muito mais a pesada carga fiscal (e seu desequilíbrio), com a discussão de taxas planas (flat taxes) e de abolição de descontos e benefícios fiscais. Além do mais, a flexigurança baseia-se em muito na mobilidade física, que em Portugal é inexistente.

ABN comprado por consorcio

Foi concluído o bid do consórcio liderado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), e constituído também pelo Santander e Fortes, sobre o banco holandês ABN Amro.

Num negócio que já havia começado na compra pelo Bank of America do LaSalle, o takeover surge como dos maiores de sempre, nada mais nada menos que 121 bilioes (milhar de milhoes) de euros.

domingo, outubro 07, 2007

Fascismo nunca mais !


Os sindicatos de professores que não são partidos e que não são os professores, embora seja constituido por professores, e que são dirigidos por sindicalistas que Socrates descobriu serem todos comunistas, acusaram o Governo socialista de fascista. Confuso?

factos:
- Os sindicatos não têm que ser comunistas, nem tão pouco de esquerda, embora em Portugal sejam todos comunistas.
- O Governo não é fascista, nem tão pouco neo-liberal (gosto pouco da ligação fascismo a neo-liberalismo).
- Sócrates tem que ouvir as manifestações e apupos, por mais ridiculas, incompreensíveis e inoportunas.
- O Governo é tudo menos perfeito.
- O PCP vive noutro planeta, com o relógio atrasado uns 30 anos.

Putin, o agente eterno


Depois do acabada a discussão em torno da possibilidade do cargo de Presidente da Federação Russa poder vir a ser prolongada ou poder ter maior numero de mandatos, Vladimir Putin já encontrou a solução para continuar a ser o líder absoluto da Russia: concorrer ao cargo de Primeiro-Ministro e conferir mais poderes desde já a essa posição.

A Democracia no seu esplendor, claramente.

Subprime também atinge Brown


O PM britânico Gordon Brown recuou nas intenções de convocar eleições antecipadas no UK. Depois de ver o seu Partido Trabalhista perder 10 pontos nas sondagens com a consequente subida dos Tories, Brown parece agora já não querer ir a votos, numa subita mudança de planos que a oposição e naturalmente os eleitores estranham. Até porque a justificação é no minimo fraca: ter um plano para o UK.

Desta forma, Brown so poderá ser sufragado daqui a dois anos, que é precisamente o tempo que tem para justificar esta sua decisão como um não apego ao poder.

Não indiferente a esta decisão deve estar também a crise financeira mundial, é que o comportamento do Banco de Inglaterra (BoE) não foi especialmente feliz. O governador Mervyn King do BoE numa primeira instancia fez saber ao mercado que não ia facilitar a vida aos bancos ingleses que cairam na teia do subprime norte-americano não injectando liquidez, para depois num acto de desespero espotelado pela Northern Rock, resolve garantir todos os depósitos. Já para ainda não esquecer que o BoE ao não garantir a confidencialidade do acesso aos emprestimos de liquidez do banco central permitiu toda a crise do Northern Rock, para além de cobrar a todos os bancos ingleses uma penalty rate, não praticada em tal dimensão pelo ECB, ao qual por todos estes motivos recorrem os bancos ingleses. Esta inconsistencia do BoE deverá marcar o futuro de Mervyn King. E como consequencia provavelmente também o de Brown...

sexta-feira, outubro 05, 2007

Que vereador da oposição!

E que medidas advoga o PS para estancar o défice? [O Aveiro]

"O PS já respondeu a isso diversas vezes pela voz do presidente da concelhia na Assembleia Municipal e não vou ser eu, neste momento, a reiterar o que o partido referiu. (...)"
[Vereador Nuno Marques Pereira]


Excerto de entrevista publicada n'O Aveiro. Ver completa aqui.


É sempre agradável perceber que nem o proprio vereador socialista faz a minima ideia de quais as soluções apresentadas pelo PS para resolver o problema que ele próprio [o PS] criou no passado não muito distante.

Desemprego em Portugal supera Espanha

Há mais de 20 anos que tal não sucedia. Portugal conseguiu sob a égide do Governo socialista um feito histórico: superar o nível de desemprego espanhol, considerado como estruturalmente dos mais elevados da Europa, mesmo depois do boom economico que desempenho a economia espanhola nesta última década (deixando a anos-luz a portuguesa).

O Governo Português parece responder com tranquilidade, querendo esperar pelo fim da legislatura para ser avaliado quanto à promessa de criação massiva de emprego.

É claro que já todos sabemos o que vai sair daqui: mais gastos públicos para dar empregos não criados pela economia real, mais orçamento para alimentar a bolha da construção e calar os sindicatos que não sabem defender realmente o futuro de todos os trabalhadores (empregados ou não).

Ou seja, na pratica o contribuinte que não está desempregado paga com os seus impostos não só o subsídio de desemprego para os que procuram e para os que não querem procurar emprego (porque preferem o subsídio) e vão também pagar outro subsídio de desemprego (ou subsídio de integração, se o grosso dos empregos criados forem ocupados por imigrantes, como é de esperar) via obras públicas. Será mesmo este tipo de economia ao empurrão do Estado ineficiente que queremos?

Alan Greenspan em Lisboa

Para divulgar o seu novo livro, Alan Greenspan esteve esta semana em Lisboa, almoçando com o topo dos gestores e banqueiros portugueses.

Uma reforma de luxo do ex-presidente da FED - que supervisionou durante 20 anos -, já que cobra para cima de 100 mil euros por cada conferência, para além de ser consultor de várias empresas globais.

O altruismo de Soares

A Galp fechou esta semana um acordo com a Venezuela para exploração de petroleo naquela república socialista. Não obstante todas as restrições à liberdade existentes na Venezuela, assim como o autoritarismo de Chavez, com que o Ocidente revela uma inquietante complacência (pergunto-me se em vez de admiração a Fidel, Chavez admirasse Pinochet esta reacção ocidencial seria semelhante), o mercado entendeu como um bom negócio.

Mais, tendo em conta que muitas multinacionais sairam da Venezuela após golpes (noutras circunstancias semelhantes há quem lhe chame "assalto" ou "roubo") a empresas, nacionalizando-as ou obrigando-as a sair, a Galp decidiu investir na Venezuela. Tendo em conta estas saídas, parece bom negócio. Tendo em conta o risco de completa nacionalização da economia venezuelana...talvez não.

De qualquer forma, este negócio contou com o alto patrocínio do ex-Presidente, ex-Primeiro-Ministro e ex-candidato a Presidente da República Portuguesa Mário Soares, que se recusou a ser chamado de "intermediário" porque afirma não ter sido remunerdo por tal desempenho.

Puro altruísmo, Dr Soares!

segunda-feira, outubro 01, 2007

...e Aveiro?

Findas as eleições no PSD, impõe-se a questão: que ganhou Aveiro com o apoio de Elio Maia a Marques Mendes ? E, já agora, que perdeu ?

Valeu mesmo a pena ?

Quem vai comer os M&Ms agora ?


Mendes foi engolido numa noite de vendavel pelas bases. E agora os glutões - leia-se barões - já afiam os dentes. Manuela Ferreira Leite veio esclarecer que votou Mendes - que grande ajuda e convicção ! - e agora como fica Menezes ? Será o PSD suficientemente sedento de poder para se reunir sob um líder com sotaque nortenho sem dimensão nacional ainda conquistada ? Nenhuma das hipoteses parece ser boa...

"É uma desgraça!"


Afinal já não é bem isso que foi dito, mas pareceu...


Em que é que ficamos Dr Soares? Talvez na reforma política...